Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula inaugural do Programa de desenvolvimento de proficiência linguística em português PEC-PLE



Aconteceu na tarde do dia 28/02/2024 às 13h30min, na sala 215 do prédio 16B, a aula inaugural do Programa de desenvolvimento de proficiência linguística em português PEC-PLE, no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação e da Rede Idiomas sem Fronteiras.
 
Participaram da mesa de abertura:
Prof. Paulo Bayard Dias Gonçalves – Secretário da Secretaria de Apoio Internacional
Profª Ana Paula Carvalho Schmidt, Coordenadora Geral da Rede Idiomas sem Fronteiras na UFSM
Profª Tânia Maria Moreira, Coordenadora do PEC-PLE na UFSM
Prof.ª Andréia Machado Oliveira, Vice-diretora do Centro de Artes e Letras
Gracielli Mainardi – Administradora, responsável pelo Núcleo de Programas Multilaterais e Estágios da Secretaria de Apoio Internacional
Angélica Iensen – Secretária Executiva da Secretaria de Apoio Internacional, responsável pelo Núcleo de Acolhimento
 
Foram recepcionados 10 estudantes provenientes do Congo, Senegal e de Benin. Serão 19 estudantes que vêm ao Brasil por meio do PEC-G (Programa de Estudantes – Convênio de Graduação). Os outros 9 devem chegar nos próximos dias. A aula inaugural foi ministrada pelos professores do PEC-PLE, que são estudantes das licenciaturas em língua portuguesa e língua espanhola e do mestrado em Estudos Linguísticos.
 
Essa ação contribui com o desafio 1 do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM – internacionalização.
 
Ressalta-se também a importância do projeto para a formação de estudantes dos cursos de Letras, que atuam como professores do curso, elaboradores de material didático e pesquisadores na área de Português como Língua Estrangeira/Adicional.
 
O que é o PEC-G (Programa de Estudantes – Convênio de Graduação)?
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas – federais e estaduais – e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa. (Fonte: https://www.ufsm.br/orgaos-de-apoio/sai/programas-multilaterais). 
O primeiro registro de ingresso de estudantes via PEC-G na UFSM é em 2007.
 
O que é o PEC-PLE
As instituições participantes do PEC-PLE oferecerão cursos de português como língua estrangeira/adicional e de cultura brasileira, após os quais os estudantes-convênio matriculados deverão se submeter a exame de proficiência em língua portuguesa (CELPE-BRAS). Esta é a primeira vez que a Universidade Federal de Santa Maria oferece o curso preparatório PEC-PLE (em parceria com a equipe do projeto de ensino e extensão Idiomas sem Fronteiras).
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-4108

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes