O professor de literatura clássica do Departamento de Letras Clássicas e Linguística (DLCL), Enéias Tavares, acaba de ter seu mais recente romance anunciado pela editora DarkSide. Docente na UFSM desde 2012, Enéias tem uma carreira premiada como autor de literatura fantástica e projetos transmídia, como a série A Todo Vapor!, em parceria com o ator e diretor paulistano Felipe Reis, composta de série audiovisual (Amazon Prime Video), quadrinhos, jogo e romance, este publicado pela editora Jambô e intitulado Juca Pirama Marcado para Morrer.
Seu mais recente trabalho é Serpentes & Serafins, um romance de viagens com elementos de suspense, drama e espiritualidade. Na trama, os leitores acompanham a jornada do colecionador de arte Alex Dütres por vias de aprendizado e revelação. Compõem a trama o anjo caído Barachiel, o demônio cientista Samael e a viúva Joana, esta uma herdeira de uma coleção inteira de enigmáticas estátuas do artista checo Emanuel Illians.
Conhecido por suas reinvenções do passado em livros como Parthenon Místico e Lição de Anatomia – que lhe valeram prêmios como Fantasy e Odisseia de Literatura Fantástica e indicações ao Argos e ao Jabuti –, agora Enéias se aventura pela literatura contemporânea. Anunciado como um “roadmance”, Serpentes & Serafins conecta São Paulo e Rio de Janeiro a cidades europeias visitadas pelo protagonista durante o enredo do livro.
Construído a partir de uma série de referências artísticas, bíblicas, musicais e cinematográficas, em seu novo trabalho, Enéias também revisita algumas de suas lembranças de infância. “Fui criado por uma família muito religiosa e há benefícios e também contratempos de uma educação como essa. Serpentes & Serafins é uma aventura que une minhas reflexões acadêmicas e históricas, minhas leituras mitológicas e críticas, a uma reflexão essencial em nossa modernidade, sobre fé, ética e ciência. Acredito que todos os livros sejam pessoais e um tanto autobiográficos e com esse trabalho, não é diferente”, afirma ele.
A edição apresenta projeto gráfico original, que brinca com elementos cristãos – com a figura angélica e a espada em forma de cruz – e pagãos – como o ouroboros e o louco do tarô. Além disso, o romance tem ilustrações do artista estadunidense Vassilious Bayiokos. Aos que desejarem adquirir o livro em pré-venda, podem fazê-lo no seguinte link [https://www.darksidebooks.com.br/serpentes–serafins–brinde-exclusivo/p].
Atualmente, Enéias Tavares [https://eneiastavares.com.br/] atua como diretor da Editora da UFSM [https://editoraufsm.com.br/] e coordenador do ORC Studio – Laboratório de Economia Criativa da UFSM Silveira Martins, estúdio que faz parte do Centro de Artes e Letras. Para acompanhar as notícias relacionadas às atividades do ORC Studio acesse a página institucional [https://www.ufsm.br/orgaos-de-apoio/silveira-martins/orc-studio] ou siga o perfil na rede social Instagram [https://www.instagram.com/orcstudio.ufsm/].