A professora Nayana Di Giuseppe Germano, do Departamento de Música do Centro de Artes e Letras (CAL), integra a equipe do projeto “Saúde mental de adolescentes e jovens estudantes de música: Um estudo misto no Guri e Escola de Música do Estado de São Paulo/Emesp – Tom Jobim”. A iniciativa é contemplada na chamada de Centros de Ciências para o Desenvolvimento da FAPESP.
Com a participação da professora, o CAL/UFSM se torna uma das Instituições de Pesquisa Associadas ao projeto, sediado no Instituto de Artes da UNESP e coordenado pela pesquisadora Graziela Bortz. A pesquisa, com duração de cinco anos, reúne pesquisadores do Brasil e do exterior para investigar os desafios e potenciais da formação musical na vida de jovens.
O estudo utilizará uma abordagem mista, com métodos que incluem questionários, entrevistas e exames de ressonância magnética, para entender como a prática musical se relaciona com a saúde mental.
A expectativa é que os resultados contribuam para o desenvolvimento de estratégias de cuidado, prevenção e para a elaboração de políticas públicas mais eficazes para o setor cultural e educacional. A participação reforça a importância da colaboração interinstitucional para o avanço da ciência e da arte.