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38º Festival Internacional de Inverno da UFSM • Professores

 

Monte Belknap (Violino)

Monte Belknap é celebrado como um músico de classe mundial e mestre-professor. Sua sonoridade característica, profunda e cantante e seu virtuosismo formidável cativaram o público em todo o mundo por mais de três décadas. Após uma apresentação do Concerto para Violino de Barber, Ed Reichel do Deseret News declarou: “Belknap capturou a eloquência da música com seu toque exuberante que envolveu o lirismo completamente”. Monte faz parte do corpo docente da Brigham Young University, onde leciona há 20 anos. Ele também leciona em vários festivais, incluindo o Music Institute e Summerfest da BYU, o Study Music Abroad na Itália com a University of Georgia-Hugh Hodgson Schoolof Music, o Lutheran Summer Music Academyand Festival em Valparaiso, Indiana, e no Oracle Chamber Music Festival em Oracle, Arizona. Belknap foi spalla das Orquestras Sinfônica e de Câmara de Illinois, e é o solista de violino em destaque no filme de 2021, “Lamb of God”.


Gabriel Marin (Viola)

Natural de Piracicaba, Sr. Marin é violista do Quarteto Carlos Gomes e da OSUSP. Em 2004 foi vencedor do Prêmio Eleazar de Carvalho, sendo agraciado com uma bolsa de estudos no exterior. Estudou na Dinamarca na classe do Prof. Rafael Altino, além de ter ganho uma bolsa integral da Heinemann Foundation para participar na Suíça do Verbier Festival & Academy, onde foi aluno de NobukoImai e Roberto Diaz. Em seu retorno ao Brasil, foi o primeiro viola solo da OSB por 6 temporadas. Atuou como solista frente a diversas orquestras brasileiras, como OSB, Sinfônicas da Paraíba, Sergipe e Campinas, além deter tocado a frente da Orchestre D’Auvergne (França). É frequentemente convidado como professor em Festivais pelo Brasil, como Londrina, Gramado, Curitiba e Campos do Jordão. Atualmente, além do Quarteto e da Orquestra, é Professor da Academia de Violas do NEOJIBA e Professor de Viola e Coordenador de Música de Câmara no Instituto Baccarelli.


David Starkweather (Violoncelo)

É professor de violoncelo na Escola de Música Hugh Hodgson da Universidade da Geórgia, em Atenas, onde faz parte do corpo docente desde 1983. Recebeu um certificado de mérito como semifinalista no Concurso Tchaikovsky de 1986. Frequentou a Eastman School of Music, seguido de estudos de pós-graduação com o violoncelista Bernard Greenhouse na State University of New York em Stony Brook, obtendo o doutorado em 1983. Em 1985 Starkweather passou seis meses na Suíça com Pierre Fournier, recebendo o título de violoncelista francês e elogioso comentário de seu professor “Sinto o privilégio de agradecer pessoalmente a David Starkweather por seu grande talento como violoncelista maravilhoso e por seu talento puro como intérprete na devoção à música e um dos melhores violoncelistas de sua geração“. Bernard Greenhouse escreveu: “Meu aluno por quatro anos, David Starkweather me deu grande prazer como um violoncelista talentoso, uma pessoa excelente e um jovem artista digno”. Uma revista em Atlanta elogiou “o fraseado sensível e a óbvia facilidade técnica de Starkweather”. O “conjunto de 3 DVDs do Bach Six Suites de Starkweather recebeu uma medalha UGA Creative Research em 2009. Dois CDs com o pianista Evgeny Rivkin estão disponíveis no Apple Music e Spotify, apresentando sonatas de Shostakovich, Rachmaninov, Beethoven, Brahms e Britten. Além disso, várias gravações de vídeo estão disponíveis no canal da Starkweather no YouTube. O violoncelo que toca desde 1975 é um Jean Baptiste Vuillaume de c. 1840.


Lucas Robatto (Flauta)

Graduado em flauta em 1990 pela Escola Estatal Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha) na classe da professora Renate Greiss-Armin, completou em 1992 o Curso de Aperfeiçoamento Artístico (equivalente ao Master of Music) na mesma instituição. Foi bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), da Fundação Vitae e da CAPES. Em julho de 2001 concluiu o Curso de Doutorado em Flauta da Universidade de Washington, Seattle (Estados Unidos), com o professor Felix Skowronek. Lucas Robatto foi premiado nos seguintes concursos nacionais e internacionais: Concurso Eldorado (1995), Concurso de Música de Câmara Santa Marcelina – SP (1995), Concurso Jovens Cameristas – Paraiba (1996), Concurso Internacional de Música de Câmara de Buenos Aires (1996) e Concerto Competition da Universidade de Washington (1998).


Roberto Carlos Di Leo (Oboé)

É argentino, de Buenos Aires. Estudou teoria, solfejo e harmonia com o professor Blas Cocchiararo e Oboé e Corne Inglês com Pedro Cocchiararo. Di Leo é formado pelo Conservatório Nacional de Música de Concepcion del Uruguay. Na Argentina participou de várias orquestras como do Conservatório Nacional de Buenos Aires, Orquestra Jovem Rádio Nacional, Orquestra Jovem de San Martin, Orquestra da cidade de Avellaneda, da Polícia Federal Argentina, Orquestra de Câmara e Teatro Argentino de La Plata e da Orquestra da Universidade Nacional de La Plata. Participou como solista sob a batuta de diversos maestros como Eleazar de Carvalho, David Machado, Osvaldo Damore e Ayrton Escobar. Atuou como professor convidado do Festival das Águas em Manaus, Festival de Música de Londrina, Festival de Instrumentistas de Sopro da Paraíba, Festival Internacional de Música de João Pessoa e Festival Internacional de Música da UFSM. Atualmente é Professor Aposentado da Universidade Federal da Paraíba onde exerceu as disciplinas de Oboé, Corne Inglês e Música de Câmera e também foi coordenador e regente da Orquestra Juvenil da UFPB.


Daniel Silver (Clarineta)

É um artista versátil cuja carreira abrange uma gama completa de atividades musicais desde recitais, apresentações solo, música de câmara, ensino e execução orquestral. Sua atuação foi aclamada pela crítica internacional; o Washington Post elogiou seu “senso de liberdade e controle extraordinário”; e a revista International Clarinet Association (para a gravação de Preludee Vivace de Margaret Brouwer) em The Clarinet observou que “seu som é rico ecolorido”. De 1980 a 1987, o Sr. Silver serviu como Principal Clarinete do Hong Kong Philharmonic, e foi um dos músicos mais jovens a se tornar um diretorem uma grande orquestra. Nos Estados Unidos, foi clarinete principal da Orquestra da Ópera de Baltimore einúmeras outras orquestras de câmara. O Sr. Silver atuou como clarinete principal da Washington Chamber Symphony em Kennedy Center, e tem se apresentado frequentemente com as orquestras do Colorado, Baltimore e Pittsburgh, incluindo concertos no Carnegie Hall com David Zinman e Lorin Maazel. Ele apareceu no palco sob a batuta das principais figuras dos últimos tempos como Leonard Bernstein, Mstislav Rostropovich, Seiji Ozawa, Leonard Slatkin, Andre Previn, Jeffrey Kahane, James Conlon. Suas apresentações solo o levaram por todo o mundo, incluindo participações no Festival Australiano de Música de Câmara, o Festival Internacional de Clarinete em Assis, Itália, e as próximas apresentações no Sibelius Academy em Helsinki Finlândia e Carnegie Recital Hall em New York City. Sua fama o levou para festivais de Tanglewood (Massachusetts) e Aspen (Colorado) eagora passa os verões no Interlochen Arts Camp em Michigan, onde é membro do corpo docente desde 1991. Atualmente é professor da Universidade de Colorado em Boulder.


Alan Woo (Piano)

Elogiado pelo New York Times como um pianista com “segurança e vitalidade”, Alan Woo fez sua estreia no Lincoln Center no Alice Tully Hall tocando com a Juilliard Orchestra sob a batuta de Yannick Nézet-Séguin. Desde então, colaborou com os maestros Daniel Hege, Miguel Harth-Bedoya e Tito Muñoz em apresentações solo com as Sinfonias de Houston e Fort Worth e com a Music Academy of the West Festival Orchestra. Outras apresentações recentes incluem recitais solo nos EUA, Europa e Ásia. Woo foi apresentado no The McGraw Hill Financial Young Artists Showcase transmitido no WQXR em Nova York e se apresentou em locais como Carnegie’s Weil e Zankel Recital Halls. Um ávido músico de câmara, apresentou-sena Brooklyn Chamber Music Society, no Summer Fest da La Jolla Music Society, no Gamper Festival of Contemporary Music, no Bowdoin International Music Festival e no Juilliard’s Chamber Fest. Outros prêmios incluem prêmios nas competições de piano da High Point University, Ima Hogg, Iowa e Juilliard’s Gina Bachauer. Nascido em Arlington, Virgínia, Woo se formou na Juilliard School e no Peabody Conservatory, onde se formou em piano com Robert McDonald e Yong Hi Moon. Atualmente leciona na University of Georgia como Lecturer in Piano, tendo anteriormente ocupado cargos na Elizabeth City State University e no Peabody Institute.


Ronaldo Pacheco (Fagote)

Natural de Belém do Pará, estudou com Afonso Venturierie Paulo Justi. Graduou-se na Faculdade Carlos Gomes em São Paulo. Venceu os concursos Jovens Solistas de Piracicaba e Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Iniciou sua carreira profissional aos 16 anos na Orquestra Sinfônica de Campinas e na sequência ocupou o cargo deprimeiro fagote na Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, na qual atuou por durante 30 anos. Foi solista frente à Orquestra Sinfônica Jovem Eleazar de Carvalho, Orquestra Acordes Pão de Açúcar e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Excursionou com a montagem de “A História do Soldado”, de Igor Stravinsky, sob regência de Flávio Florence. É frequentemente convidado a participar das mais importantes orquestras brasileiras, sob a regência de maestros como Isaac Karabtchevsky, Konstantin Becker, Leon Spierer, Diogo Pacheco, Jamil Maluf, Roberto Tibiriçá e Lígia Amadio. Integrou o Quinteto de Sopros Conclave durante 20 anos, com o qual realizou turnês pelo Brasil e Alemanha. Lecionou nos festivais de Campos do Jordão, Música nas Montanhas (MG), Festival Internacional Música na Serra (SC), Festival internacional de Música do Pará, Festival de Inverno de Domingos Martins (ES) e Oficina de Música de Curitiba, no Paraná. Atualmente, é professor de fagote no Instituto Baccarellie professor de orquestra da Sinfônica de Santo André, sob regência de Abel Rocha.


Milton Masciadri (Contrabaixo)

Milton Masciadri é Professor Universitário de Contrabaixo na Universidade da Geórgia desde 1984 e primeiro contrabaixo da Augusta Symphony desde 1985. Masciadri atuou como recitalista e solista em grandes orquestras sinfônicas na Europa, Ásia, América do Norte, América Central e América do Sul. Apresentou masterclasses em instituições musicais importantes como The Juilliard School, Manhattan School of Music, Conservatório de Paris, Guildhall School of Music em Londres, Conservatório de Moscou, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conservatório Nacional de Buenos Aires e Conservatório de Milão, entre muitos outros. Entre 2020/2021 apresentou-se em vários países Itália, Espanha, França, Uruguai, Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Japão, Canadá, Austrália, Croácia e Estados Unidos. Já se apresentou no Carnegie Hall, La Scala, Ópera do Rio de Janeiro e Teatro Argentino de Buenos Aires. Detém o título de “Accademico” da Accademia Filarmonica em Bolonha, Itália – a mais antiga instituição de ensino musical da Europa. Recebeu a Medalha de Honra Brasileira por Realizações Acadêmicas por seus serviços musicais e educacionais ao povo brasileiro. Em 2015, Masciadri foi premiado com o Leonardo da Vinci World Award for the Arts pelo World Cultura Council, primeiro músico a receber o prêmio desde a sua criação e em 2016 a Universidade da Geórgia concedeu-lhe o SEC Academic Achiemvement Award. Masciadri se apresenta em um contrabaixo Testore de 320 anos, aparece no International Who’s Who in Music e tem gravações solo em DMR, ACA, Fondazione & Sinfônica Rótulos.


Nikolay Genov (Trompa)

Búlgaro, naturalizado brasileiro, aos dez anos começou a ter aulas de trompa com seu pai, Alipiia Tzvetkov Genov, primeira trompa da Orquestra Sinfônica de Burgas, Bulgária. Estudou na Escola de Música de Burgas com Todor Todorov e participou de seminários com professores como Herman Bauman e Peter Damm. Foi vencedor no Concurso de Melhor Interpretação de Obra Russa de Burgas e no Concurso da Academia Nacional de Música de Sofia. Em 1990, ingressou na Academia Nacional de Música em Sofia, onde fez Bacharelado e Mestrado em Performance na classe de Vladislav Grigorov. Em 1991, tornou-se primeira trompa da Orquestra Jeunesses Musicales International, apresentando-se em vários países sob a regência de Okko Kamu e Myung Wung Chung. Em 1992, assumiu o posto de primeira trompa da Orquestra da Rádio Búlgara Nacional e acompanhou com esta, o curso de regência em Siena, Itália. Em 1996 veio para o Brasil tocar na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob regência de Roberto Minczuk. Em 2000, passou a ser primeira trompa da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, até 2001, quando passou a integrar a Osesp. Em 2010 formou junto com outros integrantes da OSESP o Quinteto de Sopros Camargo Guarnieri com o qual se apresenta regularmente em vários estados do Brasil. Nikolay Genov é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo e Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Membro integrante do Percorso Ensemble. Ministrou aulas nos Festivais de Londrina 2007 e 2014, Tatuí 2011, Campos do Jordão 2015 e Festival Internacional de Curitiba 2022. É professor de trompa da Orquestra Parassinfônica do Estado de São Paulo (OPESP).


Jason Bergman (Trompete)

O trompetista americano Jason Bergman já se apresentou na América do Sul, Europa, China e no seu próprio país. Em 2008, Bergman foi nomeado Trompete Principal Associado da Filarmônica de Santiago no Chile e foi Trompete Principal da Orquestra Sinfônica Mobile e da Ópera Mobile. Ele também se apresentou com a Utah Symphony, Indianapolis Chamber Orchestra, Dallas Symphony, Dallas Opera e Fort Worth Symphony, bem como com o Dallas Winds em seu álbum indicado ao Grammy com música de John Williams. Ele lançou três álbuns solo que estão disponíveis no selo MSR Classics. Atualmente, ele serve como presidente do International Trumpet Guild. Também, se apresentou na Convenção Anual da TMEA, no International Trumpet Guild, na College Music Society e em outras conferências semelhantes. Em 2022, ele se juntou ao corpo docente da Jacobs School of Music na Indiana University como Professor Associado de Música em Trompete depois de servir na mesma posição na University of North Texas, Brigham Young University e University of Southern Mississippi. Bergman, fez Mestrado e Doutorado na Universidade de Michigan e um BM na Brigham Young University. Bergman é um artista Yamaha e toca exclusivamente com trompetes Yamaha.


César Traldi (Percussão)

Cesar Traldi, percussionista e compositor, é bacharel em percussão e doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas. Como solista, tem se destacado nacionalmente através de suas atuações frente a algumas das principais orquestras do país, além de apresentações e recitais solo em diversos Estados brasileiros. Internacionalmente Sr. Traldi fez apresentações na Croácia, Eslovênia, Dinamarca, Estados Unidos, México, Portugal, Espanha e Cuba. É professor do Curso de Música, pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia e orientador no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Uberlândia. Atua também como colaborador do Programa de Doutorado em Música da Universidade de Aveiro – Portugal.


Ana Flávia Frazão (Piano)

Sua interpretação possui uma mágica secreta”, declara o jornal alemão Badische Neueste Nachrichten sobre a pianista brasileira Ana Flávia Frazão. Sucesso de crítica e de público em diversos países por onde se apresenta, vem constantemente se projetando no cenário brasileiro por seu toque refinado e bastante expressivo. Natural de Goiânia, formou-se na Universidade Federal de Goiás, realizou mestrado e doutorado com nota máxima na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, onde morou por oito anos. Seu trabalho é apreciado em países como Itália, Alemanha, Croácia, Japão, Estados Unidos, países da América do Sul, bem como em diferentes cidades brasileiras, onde frequentemente realiza turnês. Possui diferentes gravações em Duo com o contrabaixista Milton Masciadri e com o violinista Laurent Albrecht Breuninger. Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, desde 2004, na área de piano e música de câmara, com larga experiência como docente, é frequentemente convidada para ministrar cursos e masterclasses em diversas universidades, centros de música e festivais. Ana Flávia, concilia a movimentada carreira pianística com a direção artística de projetos consolidados nacionalmente que oferecem programação dedicada à música de concerto em Goiânia, como as séries Concertos na Cidade, Concertos UFG, Concertos Unimed, Simpósio Internacional da Performance e outros.


Magda Pucci (Educação Musical)

Magda Pucci é musicista, antropóloga, pesquisadora de músicas de outras nacionalidades e das musicalidades indígenas, educadora musical e curadora de festivais. Formada em Música pela ECA-USP, é mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora (PhD) em Pesquisa Artística pela Academy of Performing Arts da Universidade de Leiden, na Holanda. É diretora musical, pesquisadora, arranjadora e cantora do Mawaca, premiado grupo de São Paulo que recria canções de vários povos, interpretadas em mais de 20 línguas. É autora de diversos livros relacionados a temas indígenas e à educação musical, com destaque para o projeto didático “Cantos da Floresta – iniciação ao universo musical indígena. Ministra como professora convidada palestras, oficinas e cursos de formação em universidades, conservatórios e outros espaços educativos. Desenvolve uma atividade acadêmica junto ao International Council of Traditional Music como membro do Grupo de Estudos LatCar – Music and Dance in Latin America and Caribe. É autora de trilhas sonoras para teatro, dança e documentários com destaque para a Trilha das Cataratas estreada no Pavilhão Brasileiro da Expo Dubai em 2022 e Os Lusíadas criada para a peça teatral produzida por Ruth Escobar em 2001.


Marcos Flávio (Trombone)

Doutor em Música/Performance pela UFMG. Especialista em Práticas Interpretativas da Música Brasileira pela UEMG. É Professor Associado da Escola de Música da UFMG, onde exerce intensa atividade didática e extensiva como coordenador do Coral de Trombones e Tubas da UFMG e Orquestra de Choro da UFMG. Profesdor convidado de vários festivais nacionais e internacionais. Dentre as várias gravações com artistas, grupos e orquestras, tem 3 CDs solo e 1 DVD: Chorobone (2005), Trombones Gerais (2007), Coletânea (2014) e o DVD Choro de Minas Ao Vivo (2016).

É artista Yamaha desde 2013 e é o atual Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT).