Acesso Rápido
CLEC - Chinese Smart Classroom
O primeiro Chinese Smart Classroom da América Latina vem para beneficiar a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, técnicos administrativos e professores, bem como a comunidade de Santa Maria, no estudo da língua e cultura chinesas. O programa inclui a participação de professores e a disponibilidade de equipamentos vindos da China, em um ambiente educacional moderno que proporciona uma experiência de aprendizado inovadora e interativa. Promove uma imersão presencial mais eficaz por meio de tecnologias avançadas. Essa iniciativa é resultado da parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e o Chinese Center for Language Education and Cooperation (CLEC), órgão vinculado ao Ministério da Educação chinês, com o objetivo de fortalecer os laços culturais e educacionais entre Brasil e China.
Disciplina Língua inglesa I
Com o apoio do CAL, PROGRAD, Gabinete do Reitor e da SAI, a iniciativa é uma ação conjunta do DLTE e do Comitê Descentralizado de Internacionalização do CAL (CoDInter-CAL), a qual procura ampliar as oportunidades de formação em língua inglesa aos alunos de graduação da UFSM, de modo a colaborar para sua participação acadêmica internacional.
Disciplina Língua Inglesa II
Com o apoio do CAL, PROGRAD, Gabinete do Reitor e da SAI, a iniciativa é uma ação conjunta do DLTE e do Comitê Descentralizado de Internacionalização do CAL (CoDInter-CAL), a qual procura ampliar as oportunidades de formação em língua inglesa aos alunos de graduação da UFSM, de modo a colaborar para sua participação acadêmica internacional. Essa disciplina é complementar a Língua Inglesa I.
Conferência "Simondon's Thought in the Global South"
A conferência “Simondon’s Thought in the Global South” foi realizada na Universidade de Witwatersrand, África do Sul, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Este evento híbrido, acessível tanto presencial e online, contou com uma programação diversificada, incluindo palestra, painéis de discussão, workshops e a exposição “Ecos Quânticos da Humanidade” apresentada pelo WITS e LabInter/UFSM. A conferência explorou a filosofia de Gilbert Simondon, com particular enfoque nas especificidades dos processos de individuação no Sul Global e nas suas relações com as tecnologias emergentes.