Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

I Festival de Violões da UFSM

Artísticos Publicado: 24 outubro 2022 - 09:20 Última modificação: 24 outubro 2022 - 09:20 Ouvir

Auditório da Antiga Reitoria, Theatro Treze de Maio e Prédio 40B da UFSM - Santa Maria

24/10/2022 18:00 - 26/10/2022 21:00

Descrição

O Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estreia seu Primeiro Festival de Violão, de 24 a 26 de outubro de 2022. A programação é toda gratuita e aberta ao público em geral.

A abertura acontece às 19h do dia 24,com o concerto de Cauã Canilha, no auditório da Antiga Reitoria.O Concerto de Professores é a atividade do segundo dia de festival, às 20h, no Theatro Treze de Maio, com a participação de Daniel Wolff, Marcos Araújo, Marcos Kröning, Gerson Werlang e Renato Serrano.

O último dia é dedicado aos conhecimentos especializados: às 9h acontece a Masterclass de Marcos Araújo. Na sequência, a partir das 10h30min, Rodrigo Rocha palestra sobre luthieria. À tarde, a partir das 14h, Gérson Werlang palestra sobre a influência do violão clássico no rock progressivo da década de 1970. O encerramento é às 15h30min, com a Masterclass de Daniel Wolff. Todas as atividades do último dia serão realizadas na Sala Sebastian Benda, no prédio 40B no campus da UFSM.

Os convidados

O primeiro doutor em violão do Brasil, o professor Daniel Wolff, é um dos convidados desta edição do evento. Natural de Porto Alegre, Wolff é graduado pela Escuela Universitaria de Musica de Montevideo, mestre e doutor pela Manhattan School of Music, de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde recebeu um prêmio por seu desempenho acadêmico. Considerado pela crítica como um destaque da música brasileira da nova geração,hoje atua como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O egresso da UFSM, Marcos Araújo, doutor em Música pela Universidade de Aveiro, em Portugal e, atualmente, coordenador do curso de Música da UFRGS, também está confirmado no Festival. Araújo é um expoente pesquisador da área e também atua como professor de Alfabetização Musical, além de se apresentar como solista e camerista, principalmente no Brasil e na Europa.

O músico Rodrigo Rocha é o convidado que aborda a produção do violão, pois ele é luthier, ou seja, é o profissional que se dedica à criação e manutenção de instrumentos, e elaborou um modelo próprio de violão.

O egresso do curso de Música da UFSM e escritor Cauã Canilha fecha a lista de convidados do evento. Atualmente, Canilha é doutorando em Música na UFRGS e seu livro “Estudos melódicos e progressivos Op.60, Mattteo Carcassi: uma análise mecânica “ está na segunda edição.

Professores da casa

O professor Renato Serrano, com apresentações em mais de 10 países na América do Sul e Europa e vencedor de diversos prêmios de violão ao redor do mundo, é um dos idealizadores do Festival. Natural de Santiago do Chile, onde iniciou sua trajetória na Música, Serrano fez mestrado e doutorado em Artes Musicais na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Desde 2016 é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Música da UFSM, e sub-chefe da Comissão Artística da Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Gérson Werlang é guitarrista, violonista, poeta, compositor e também um dos criadores do I Festival de Violões da UFSM. Conhecido na cena musical santamariense, pois é membro da banda de rock progressivo Poços e Nuvens e também é autor de dois discos solo: Memórias do Tempo e Sistema Solar. Na academia, é pós-doutor e dedica sua pesquisa à temas que unem música e literatura. É professor da UFSM desde 2015.

O doutor em Performance Musical pela Universidade de Aveiro, Marcos Kröning Corrêa é violonista e compositor, com apresentações em vários países. É coordenador do curso de pós-graduação em Músicas do Século XX e XXI da UFSM e participou da idealização do evento.

Coordenação Geral:

Prof. Renato Serrano

Inscrição

As palestras e concertos são abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

As inscrições para as masterclasses podem ser feitas pelo telefone: (55) 3220-8088.

Mais informações pelo fone: (55) 3220-8088

Auditório da Antiga Reitoria, Theatro Treze de Maio e Prédio 40B da UFSM