Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

IX Encontro de Oboe e Fagote

Artísticos Publicado: 15 maio 2025 - 17:05 Última modificação: 15 maio 2025 - 17:05 Ouvir

Sala Sebastian Benda/ Salão Imembuí - Santa Maria

16/05/2025 12:30 - 17/05/2025 20:00

Descrição

IX Encontro de Oboe e Fagote na UFSM, dias 16 e 17 de maio de 2025

Programação

Recital Sala Sebastian Benda, Dia 16 de maio, 12:30h

Lindembergue Cardoso (1939-1989)
Fantasia para oboé solo (primeira audição mundial)
Lúcius Mota, oboé

José Alberto Kaplan (1935-2009)
Ponteio e Dança

  • Livremente
  • Dança – Allegretto

Junielson Nascimento, oboé

B. v. d. Sigtenhorst Meyer (1888–1953)
Miniaturas Rústicas, Op. 24

  • Moderato
  • Andante
  • Allegretto Pastorale

Kamilly Duarte, oboé

Eugène Bozza (1905-1991)
Contrastes II

  • Calme
  • II. Andante
  • III. Moderato
  • IV. Allegretto V. Allegretto
  • VI. Avec indolence et mélancolie
  • VII. Allegro

Junielson Nascimento, oboé
Isaac Soares, Fagote

Joseph Haydn (1732-1809)
Divertimento em Si bemol maior, Hob.II:46 (Arr. Harold Leslie Perry (1895-1956)

  • Allegro com spirito

Chico Buarque (1944)
(arr. Vagner Cunha – 1973)
João e Maria
Joana Francesa

Astor Piazzolla (1921-1992)
(arr. Vagner Cunha – 1973)
Oblivion

Quinteto Parambuco
Salão Imembui, Dia 16 de maio, 18:30

José Siqueira (1907-1985)
Cantiga Sentimental

Liduino Pitombeira (1962)
Suíte Hermética Op.95

  •  Conversando com Itiberê
  • Incelença
  • São João em Arapiraca
  • Arrasta-pé

Marcos Ferreira Mendes (1977)
Arrecifes Armorialis

 Prelúdio -“Os Recifes de Corais”
 Toada – “Fagote Armorialis”
 Repente – “Trompa Armorialis”
 Mourão – “Clarineta Armorialis”
 Galope – “Oboé Armorialis”
 Caboclinho – “Flauta Armorialis”
 Frevo Coda – “Os Recifes de Arenito”

Maviael Celestino (1906-2009)
Fantasia N°2

Luiz Gonzaga (1912-1989) e Humberto Teixeira (1915-1979)
Asa Branca
Arranjo de Josias Filipe Bezerra
Junielson Nascimento (arr.)
Homenagem a Jackson do Pandeiro – Relembrando o Rei do Ritmo

QUINTETO PARAMBUCO

O Quinteto Parambuco foi criado em 2016, mas apesar da sua curta existência, o grupo já foi um dos vencedores do Concurso BNDES para a Temporada 2017/2018 e foi premiado na Série Jovens Talentos do VII Festival Internacional de Música de Campina Grande. O quinteto é formado por músicos da Paraíba e Pernambuco que atuam nas principais orquestras da cidade de João Pessoa e que já se apresentaram em vários estados brasileiros, assim como no Exterior. O principal objetivo do grupo é a divulgação da música de câmara brasileira erudita e popular, com especial atenção à música do Nordeste.
A presença do Quinteto Parambuco no IX Encontro de Oboé e Fagote da UFSM foi possível através de recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Operacionalização: Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado da Paraíba, através do Edital Arte na Bagagem de apoio à circulação artística.
Viva a arte paraibana!

Mirna Hipólito, Flauta transversal

Mirna Hipólito é bacharel em flauta transversal pela UFPB e tem pós-graduação em Educação Musical e Ensino de Artes, pela Universidade Cândido Mendes. Atuou como solista frente à Orquestra de Professores do Departamento de Música da UFPB, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, entre outras; tendo se apresentado no Brasil e em outros países, como Argentina, Bolívia, EUA e Portugal. Atuou como flautista principal da Orquestra Sinfônica de Sergipe, da Orquestra de Câmera da cidade de João Pessoa, da Orquestra Sinfônica de Campina Grande e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Sergipe. Foi professora substituta de flauta na UFPB, ministrou aulas de flauta no Projeto Orquestra da Cidade de Aracaju, no Conservatório Sergipano de Música e no Projeto de Inclusão Através da Música e das Artes. Atualmente, é flautista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba e professora de flauta do Conservatório José Siqueira. Junielson Nascimento, Oboé Natural de Recife – PE, é licenciado em Música- Práticas Interpretativas com ênfase em oboé, pela Universidade Federal da Paraíba na classe do professor Dr. Ravi Shankar. Iniciou seus estudos no instrumento também na UFPB na classe do professor Roberto Carlos di Leo. Desde 2006, possui experiência na área da performance orquestral, atuando como convidado nos principais grupos sinfônicos do nordeste, operística, camerística e como solista. Excursionou com o Grupo Txaimus da Universidade federal de Pernambuco (UFPE) as cidades de Lyon e Grenoble na França (2009). Participou como músico bolsista do Festival Villa-Lobos na cidade de Caracas-Venezuela (2013). Ganhou o 2 Prêmio no I Concurso Nacional de Palhetas Duplas da Associação Brasileira de Palhetas Duplas (ABPD). Atualmente é oboísta do Quinteto Parambuco e das Orquestras Sinfônicas da Paraíba e do Recife.

Eduardo Lima, Clarineta
Doutorando em Música pela Universidade Federal da Paraíba, também realizou cursos de aperfeiçoamento na Alemanha e Itália. Premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, se apresentou como solista frente à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Prelúdio, Orquestra Sinfônica da UFMT, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, entre outras. Atualmente é clarinetista principal da Orquestra Sinfônica da UFPB e professor substituto da Universidade Federal de Pernambuco.

Robson Gomes, Trompa
Natural de João Pessoa – PB, é Mestre em Trompa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Bacharel em trompa pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba. Participou de várias orquestra como: OSJPB, Banda Sinfônica José Siqueira, OCCJP e OSS no qual foi 1ª trompa no período de cinco anos onde realizou a gravação de um CD e participou de turnê pelas principais salas de concerto do Brasil. Trompista convidado na OSPB, OSUFPB e OSR. Participou de festivais como, Eleazar de Carvalho, I FIB, UniRio, IV Semana da Música de Ouro Branco, VIII Encontro Nordestino de Metais, 32 Festival de Música de Londrina e Semana da Música – UFRN e na Academia Jovem Concertante (etapa São Luiz do Maranhão). Em 2014 participou de uma audição pela Univesity of Memphis com o Dr. Dan Phillips. Em 2020, foi professor convidado no curso de trompa on-line do I Encontro de Metais em casa (EMEC), promovido pela UFCG. Foi trompista da OSMJP entre os de 2011 a 2023, professor da SEDEC no período de 2011 a 2014, no Conservatório Pernambucano de Música entre 2022 e 2023, no projeto Orquestra Criança Cidadã (OCC) 2016 a 2023, no Projeto de Inclusão Social Através da Música e das Artes (PRIMA) de 2016 a 2023. Atualmente é membro fundador do Quinteto de Sopros Parambuco e é professor efetivo da disciplina de Artes/Música da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras/UFCG. Isaac Soares, Fagote É bacharel em fagote pela UFPB, sob a orientação do professor Heleno Feitosa (Costinha), licenciado em Música pela UFPE e possui especialização em Educação Musical e Ensino de Artes, pela Universidade Cândido Mendes (MG). Participou do “Artist Certificate Program” pela Azusa Pacific University, na classe do professor Evan Kuhlmann. Foi fagotista da Orquestra Sinfônica de Sergipe e teve participações com a Orquestra Sinfônica da Bahia, Banda Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), entre outras. Teve participações como solista junto à OSUFPB e OSMJP. Foi professor
substituto de fagote da Universidade Federal da Paraíba, foi professor de disciplinas teóricas e fagote do Conservatório de Música de Sergipe e foi professor de fagote do Conservatório Pernambucano de Música. Como professor convidado, participou do Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA) e do I Encontro de Cordas e Madeiras, realizado na cidade de Vilhena – RO. Desde 2014, Isaac Soares é fagotista principal da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Contato

Centro de Artes e Letras

Localização

Sala Sebastian Benda/ Salão Imembuí

avenida Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul