Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Criatividade e Inovação em Artes Visuais – LACRIA

O LACRIA, Laboratório de Criatividade e Inovação em Artes Visuais, é um projeto que tem como objetivo trazer o diálogo entre ensino e pesquisa na extensão, de forma a construir e ampliar os saberes e fazeres em Artes Visuais por intermédio da experiência em Arte/Educação nas práxis artístico/educativas. Como objetivos específicos, este projeto pretende: - Possibilitar à comunidade, em diversas idades, o desenvolvimento da capacidade criadora e da inovação, por intermédio das Artes Visuais e da Arte/Educação Ambiental, - Estruturar em práxis artístico/educativas processos e materiais didáticos com métodos da Neurociência e da Arte/Educação, - Promover momentos de felicidade na produção criadora e - Ser espaço de diálogo e ponte entre a investigação e os processos de ensino/aprendizagem

Entre a Arte/Educação e a vida: reconstruindo memórias
O presente artigo apresenta processos do projeto “Qual é a sua memória esquecida?”, que tem como objetivo estimular o fazer artístico do indivíduo a partir de suas vivências, estas cercadas de lembranças esquecidas, mas que são recordadas através de objetos visuais guardados por familiares. O envio de cartas para diferentes destinatários foi o método adotado para que a arte pudesse circular fora do ateliê, chegando em indivíduos que muitas vezes não têm contato direto com as Artes Visuais. Nesse experimento, parte-se de conceitos de memória de Bosi (2006) e Chaui (2009), para o envio de uma carta aos destinatários que participaram do projeto. A partir das cartas enviadas, que instigam a busca por uma memória esquecida e consequentemente a produção artística dos destinatários, procurou-se desenvolver a auto-expressão dos indivíduos, propondo uma resposta para a pergunta “qual é a sua memória esquecida?”. Neste sentido, interpreto a potência dessa pesquisa revertida nas experiências realizadas em processos criativos e produtos criados, desenvolvendo de modo coletivo o conceito de memória e tangenciando possibilidades da Arte Contemporânea na minha formação como professora/artista/pesquisadora.

Palavras-chave: memória, arte/educação, artes visuais, arte contemporânea

DOI

 

 

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Alternar conteúdo

Integrantes