Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

“Por dentro do fole”, com Fernando Ávila

Baseado em anos de estudos e pesquisas sobre a música regional do Rio Grande do Sul e o acordeon como um instrumento de diversos sotaques em interlocução com diversas culturas no mundo, Fernando Ávila propõe o seu novo projeto intitulado Por dentro do fole, após ter lançado o CD A Lua de Santiago (2017).  Ademais, Fernando Ávila busca compartilhar seus conhecimentos adquiridos através da pesquisa que vem sendo realizada no âmbito da Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, tendo como escopo o acordeon de concerto no Brasil.

Currículo

Fernando Ávila, natural de São Leopoldo / Brasil, é acordeonista, compositor, arranjador e professor de acordeon. Iniciou seus estudos musicais em 2008, quando ingressou no curso básico de música da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) sendo aluno do professor Adriano Persch. Em 2016, formou-se no curso de Bacharelado em Música – habilitação Música Popular – na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente é aluno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde cursa Licenciatura Plena em Música e Especialização em Música.

Em 2016 atuou como solista frente à Orquestra de Câmara Unisc, sob a regência do maestro Leandro Schaefer, interpretando peças de Astor Piazolla e realizando a estreia no Brasil da obra do compositor italiano Roberto Caberlotto.

Participou de workshops e masterclasses ministrados pelos acordeonistas Denis Patkovic (Alemanha), Renzo Ruggieri (Itália), Richard Galliano (França) e Chico Chagas (Brasil).

Em 2017 lançou o seu primeiro CD, intitulado A Lua de Santiago, no qual reúne suas composições arranjadas para acordeon e quinteto de cordas.

Em 2018 participou como acordeonista convidado no circuito de festivais organizado pelo maestro Jean Reis, tocando concertos acompanhado pelo Quinteto Versatilis nos seguintes festivais: Música na Serra (Lages/SC), Música no Pampa (Bagé/RS) e Musivoti (Ivoti/RS). Ademais, esteve na 5ª edição do Festival Accordéons-nous, na Bélgica, participando das master classes com os professores Aníbal Freire (Portugal), Alexander Dmitriev (Rússia), Domi Emorine (França), Franck Angelis (França), Roman Jbanov (Rússia) e Olivier Douyez (Bélgica).

Também em 2018, realizou concertos nas cidades francesas de Issirac e Saint-André-de-Roquepertuis, além de concertos em Rotterdam (Holanda) ao lado dos músicos ucranianos Sergey Neverov e Natalia Kostenko, onde teve duas obras interpretadas pela Scala Accordion Orchestra.

Em 2019 foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação do Ano pelo CD A Lua de Santiago.