James Kim (Cello)
Aclamado como um “milagre” por Harris Goldsmith da New York Concert Review e elogiado por possuir “pureza admirável de tom e precisão” (James Oestreich, The New York Times), James Kim se apresentou com orquestras como a Boston Symphony e a Royal Philharmonic, trabalhando com maestros como David Zinman, Michael Sanderling, Alexander Shelley, Keith Lockhart e Tan Dun no Carnegie Stern Auditorium, Boston Symphony Hall, Metropolitan Museum of Art e outros locais. Ele deu recitais solo no Carnegie Weill Hall, Greene Space e Kumho Art Hall. Suas apresentações foram transmitidas nas estações de rádio NPR e WQXR. Ele trabalhou com várias orquestras em sua Coreia natal, aparecendo no Seoul Arts Center, Lotte Concert Hall, Tongyeong Concert Hall, Daegu Concert House e DITTO Festival. Em 2021, ele estreou o Concerto para Violoncelo de Shinuh Lee (1999/2021). No mesmo ano, a Sony Classical lançou seu álbum Death and Offering apresentando suas obras dedicadas a ele. Em dezembro de 2023, ele apresentará obras do álbum em recital no IBK Chamber Hall no Seoul Arts Center. Recebeu o Sony Career Grant do Salon de Virtuosi e foi um dos principais vencedores das Competições Internacionais de Violoncelo Isang Yun e David Popper. De 2016 a 2021, ele se apresentou com um violoncelo Matteo Goffriller de Veneza por volta de 1715, generosamente emprestado pela Samsung Cultural Foundation e pela Stradivari Society® de Chicago, Illinois. |
Milton Masciadri (Contrabaixo)
Masciadri impressionou plateias em três continentes com o seu virtuosismo e sua musicalidade no contrabaixo. Filho de terceira geração de uma família de executantes deste instrumento, nascido em Montevidéu – Uruguai iniciou seus estudos com o pai. Em 1982 foi para os Estados Unidos onde realizou seus estudos de mestrado e doutorado sob orientação de Gary Karr, Julius Levine e Lawrence Wolfe. Como solista, apresenta-se frequentemente com orquestras do Brasil, Uruguai, Espanha, EUA, Itália, Alemanha e outros países da Europa. Participa como professor convidado em diversos festivais de música nos Estados Unidos e Europa. O seu entusiasmo pelo repertório contemporâneo, fez com que tocasse, em primeira audição, várias obras escritas para ele de compositores americanos. É professor de contrabaixo na Universidade da Geórgia (EUA) e “Acadêmico” da Sociedade Filarmônica de Bolonha na Itália, a mais antiga escola de música da Europa. Em 1998 foi designado “UNESCO Artist for Peace”. |
Arcadio Minczuk (Oboé)
Natural de São Paulo, o oboísta Arcadio Minczuk iniciou seus estudos do instrumento aos 11 anos de idade, com José Davino Rosa. Entre 1976 e 1981, cursou a Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP), onde estudou oboé com Benito Suarez Sanches e música de câmara com Walter Bianchi. Em 1983, fez aulas com Salvador Masano, à época, professor da Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em música em 1985, pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP). No Conservatory and College of Oberlin, em Ohio, Estados Unidos, obteve seu diploma de artista em 1990, depois de frequentar a classe de James Caldwell. Após um hiato, retornou ao mundo acadêmico, concluindo seu mestrado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 2005. Em sua dissertação, realizada sob a orientação de Dorotea Machado Kerr, pesquisou algumas facetas da história da Osesp. No doutorado em história da ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 2015, expandiu sua pesquisa, que se tornou a tese O Contexto Histórico, Político e Econômico de Orquestras Sinfônicas do Brasil. Venceu o Concurso Jovens Solistas da Osesp e o Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, em Piracicaba. Venceu também o Concurso Jovens Solistas da OSPA. Foi membro da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Foi ainda monitor da Orquestra Experimental de Repertório (OER) e estagiário da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Atuou como solista junto à Osesp em inúmeras ocasiões. É professor de oboé no Instituto de Artes da UNESP e na Academia de Música da Osesp. Foi diretor pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão, de 1999 a 2010, e da Universidade Livre de Música, atual EMESP Tom Jobim, entre 2000 e 2009. |
Fábio Cury (Fagote)
Mestre em Artes pela UNICAMP e Doutor em Música pela USP, é professor de fagote na Universidade de São Paulo desde 2000; é também Diretor da Orquestra Sinfônica da USP. Integrou, como fagotista solista, as mais importantes orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Além disso, tem se destacado como um versátil solista e camerista, revelando facetas pouco conhecidas de seu instrumento. Foi membro fundador da Camerata Aberta, grupo totalmente dedicado ao repertório contemporâneo com o qual foi premiado pela APCA e pela Revista Bravo. Seus esforços em prol da divulgação da música brasileira encontraram reconhecimento com o prêmio de Melhor Álbum de Música Erudita conferido pela APCA, em 2010, ao CD “Novas e Velhas Cirandas: Música Brasileira para Fagote e Orquestra”. Lançou ainda “Mignone por Fábio Cury: 16 Valsas para Fagote Solo”, pelo selo SESC, e “Santoro Inédito”, pelo selo Água Forte. |
Nikolay Genov (Trompa) Búlgaro, naturalizado brasileiro, aos dez anos começou a ter aulas de trompa com seu pai, Alipiia Tzvetkov Genov, primeira trompa da Orquestra Sinfônica de Burgas, Bulgária. Estudou na Escola de Música de Burgas com Todor Todorov e participou de seminários com professores como Herman Bauman e Peter Damm. Foi vencedor no Concurso de Melhor Interpretação de Obra Russa de Burgas e no Concurso da Academia Nacional de Música de Sofia. Em 1990, ingressou na Academia Nacional de Música em Sofia, onde fez Bacharelado e Mestrado em Performance na classe de Vladislav Grigorov. Em 1991, tornou-se primeira trompa da Orquestra Jeunesses Musicales International, apresentando-se em vários países sob a regência de Okko Kamu e Myung Wung Chung. Em 1992, assumiu o posto de primeira trompa da Orquestra da Rádio Búlgara Nacional e acompanhou com esta, o curso de regência em Siena, Itália. Em 1996 veio para o Brasil tocar na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob regência de Roberto Minczuk. Em 2000, passou a ser primeira trompa da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, até 2001, quando passou a integrar a Osesp. Em 2010 formou junto com outros integrantes da OSESP o Quinteto de Sopros Camargo Guarnieri com o qual se apresenta regularmente em vários estados do Brasil. Nikolay Genov é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo e Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Membro integrante do Percorso Ensemble. Ministrou aulas nos Festivais de Londrina 2007 e 2014, Tatuí 2011, Campos do Jordão 2015 e Festival Internacional de Curitiba 2022. É professor de trompa da Orquestra Parassinfônica do Estado de São Paulo (OPESP). |
Jason Bergman (Trompete) |
Marcos Flávio (Trombone)
Doutor em Música/Performance pela UFMG. Especialista em Práticas Interpretativas da Música Brasileira pela UEMG. É Professor Associado da Escola de Música da UFMG, onde exerce intensa atividade didática e extensiva como coordenador do Coral de Trombones e Tubas da UFMG e Orquestra de Choro da UFMG. Profesdor convidado de vários festivais nacionais e internacionais. Dentre as várias gravações com artistas, grupos e orquestras, tem 3 CDs solo e 1 DVD: Chorobone (2005), Trombones Gerais (2007), Coletânea (2014) e o DVD Choro de Minas Ao Vivo (2016). É artista Yamaha desde 2013 e é o atual Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT). |
Fernando Hashimoto (Percussão)
Fernando Hashimoto é Professor Titular de Percussão e Rítmica da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, onde tem desenvolvido pesquisa sobre o repertório brasileiro para percussão. É fundador e diretor do GRUPU – Grupo de Percussão da UNICAMP, e atuou como timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 14 anos. Como solista e recitalista, Fernando tem sido convidado para ministrar clínicas e recitais em diversas universidades e importantes festivais sediados no Brasil, Argentina, Croácia, Suécia, Puerto Rico, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Chile, República Tcheca, França, Irlanda, Peru, Suíça, Holanda, México, Eslovênia, Uruguai, Noruega, Colômbia, Finlândia, Portugal, Turquia, Dinamarca, Itália, Japão, Coréia do Sul e EUA onde se apresentou em 29 estados da confederação. Fernando possui livre-docência pela UNICAMP, doutorado em percussão pela City University of New York como bolsista da CAPES/Fulbright, e cursou bacharelado e mestrado em música na UNICAMP. Em 2009, abriu o primeiro programa de pós gradução de performance em percussão na América do Sul, e é líder do grupo de pesquisa/CNPQ: Percussão Brasileira: histórico, estudo interpretativo e seu repertório. Eclético, transita tanto na música popular como na erudita, e possui em seu currículo desde inúmeros fonogramas como artista da Polygram, bem como gravações de trilhas de teatro, cinema, jingles de rádio e TV, como os comerciais de final de ano da Rede Globo. Como camerista tem atuado ao lado da soprano americana Monica Harte, bem como no duo Nuance, e com os grupos de música contemporânea CONtempo e gccontemporaryensemble baseados em New York, e Valerius Ensemble em Amsterdam. Fernando foi presidente da Percussive Arts Society Brazil Chapter de 2000 a 2005, e recebeu o prêmio 2002 PAS Outstanding Chapter President Award, e 2007 PAS Outstanding Service Award, em reconhecimento ao seu serviço e dedicação a comunidade musical. Fernando ocupou o cargo de Chair of the PAS International Committee de 2008 a 2012, e foi membro eleito do PAS Board of Directors de 2009 a 2013. Fernando é artista patrocinado pela Zildjian Cymbals (USA), Schagerl Drums (Austria) e ADAMS (Holanda). |
Alan Woo (Piano)
Elogiado pelo New York Times como um pianista com “segurança e vitalidade”, Alan Woo fez sua estreia no Lincoln Center no Alice Tully Hall tocando com a Juilliard Orchestra sob a batuta de Yannick Nézet-Séguin. Desde então, colaborou com os maestros Daniel Hege, Miguel Harth-Bedoya e Tito Muñoz em apresentações solo com as Sinfonias de Houston e Fort Worth e com a Music Academy of the West Festival Orchestra. Outras apresentações recentes incluem recitais solo nos EUA, Europa e Ásia. Woo foi apresentado no The McGraw Hill Financial Young Artists Showcase transmitido no WQXR em Nova York e se apresentou em locais como Carnegie’s Weil e Zankel Recital Halls. Um ávido músico de câmara, apresentou-sena Brooklyn Chamber Music Society, no Summer Fest da La Jolla Music Society, no Gamper Festival of Contemporary Music, no Bowdoin International Music Festival e no Juilliard’s Chamber Fest. Outros prêmios incluem prêmios nas competições de piano da High Point University, Ima Hogg, Iowa e Juilliard’s |
John Solomons (Piano)
John Solomons é professor de piano na Universidade do Texas – Arlington, tendo atuado como solista e camerista nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Nascido em Colombo, Sri Lanka, Solomons começou seus estudos de piano com sua mãe. Continuou seus estudos nos Estados Unidos com o aclamado pianista brasileiro Luiz de Moura Castro. Outros professores responsáveis por sua formação inicial foram Steven de Groote e Moshe Paranov. Solomons graduou-se na Universidade Cristã do Texas, na Escola de Música Hartt e na Universidade do Norte do Texas, onde defendeu seu doutorado em Artes Musicais, orientado por Adam Wodnicki. Frequentou cursos de verão internacionais tais como o do Instituto Albert Schweitzer, em Gunsbach – França e o Curso de Interpretação em Farra d’Isonzo, na Itália. Vencedor do Grande Prêmio na 13ª Competição Internacional de Piano Bartok-Kabalevsky-Prokofiev, John Solomons foi elogiado por Gyorgy Sandor, aluno de Bartók, que disse ser o pianista um ;artista extremamente talentoso, cujas conquistas musicais e pianísticas são da maior importância. Seu interesse pela música do século XX, levou-o a tocar e gravar, em primeira mão, várias obras de compositores contemporâneos. |
Amandy Bandeira (Clarineta)
Amandy Bandeira é professor de Clarinete e Música de Câmara da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutor em Performance (Clarinete) pela University of Georgia (EUA), mestre em Performance (Clarinete) pela University of South Carolina (EUA) e bacharel em Clarinete pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, também é responsável pelo Laboratório de Palhetas da UFRN. Amandy iniciou seus estudos de clarinete aos 9 anos de idade e, até os 15, já havia se apresentado em três países diferentes, além de diversas cidades brasileiras, atuando como primeiro clarinetista de orquestras infantis e infantojuvenis da Paraíba. |
Ana Serova (Viola)
Professora da Academia Internacional Biella “L. Perosi”, onde também trabalha com classes de música de Câmara. É Viola Solista do “Ensemble Punto It”, com o qual está tocando e gravando toda a obra de câmara de Brahms na sociedade “Amici dela Musica” em Vicenza. Também apresentou-se como solista com orquestras de Moscou, da Sibéria, de Belgrado, na Itália e no Brasil no estado do Amazonas (“O Réquiem do Holocausto” de Boris Pigovat). Estudou com Vladimir Stopicev no Conservatório de São Petersburgo, Bruno Giuranna na Academia de Cremona, e Juri Bashmet na Academia de Chigiana em Siena. Apresentou obras dedicadas a ela pelos compositores Azio Corghi, Paolo Pessina, Boris Pigovat. Essas composições iniciaram um novo gênero, unindo a forma do concerto solista com a ação da ópera. Já gravou vários álbuns: em um deles, “Viola Collection” (2011), Serova tocou em uma viola Amati “La Stauffer”, construída em 1615. Neste mesmo álbum está a primeira performance moderna de um manuscrito de Bottesini, “Reverie” para viola e piano, descoberto na Biblioteca Nacional de Cremona. Recebeu em 2006 a honraria de ‘Attaché for Cultural and Trade Relations” da Administração da Cidade de Krasnoyarsk. Serova faz parte de projetos humanitários como “Polio Plus”, “Aiutiamoli a vivere” e “End Polio Now” do Rotary Internacional. |
Cármelo de Los Santos (Violino)
Violinista brasileiro, Cármelo de Los Santos desenvolve uma carreira como solista, músico de câmara e pedagogo. Cármelo concluiu bacharel na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado na Manhattan School of Music e um doutorado na University of Georgia. Seus professores foram Fredi Gerling, Marcello Guerchfeld, Sylvia Rosenberg e Levon Ambartsumian. Como estudante, ele atuou em masterclasses e teve consultas com Isaac Stern, Boris Belkin, Eugene Fodor, Shlomo Mintz e muitos outros. Cármelo ganhou prêmios em vários concursos internacionais, incluindo o primeiro lugar no 4º concurso Júlio Cardona Internacional String (Portugal), o primeiro lugar no Music Teachers National Association e no Collegiate Artist Competition (EUA), além do segundo lugar na competição internacional Young Artist (Argentina). O compromisso de Cármelo com os jovens músicos leva-o a festivais de música e masterclasses em todo o mundo. No Brasil, ele gosta de trabalhar com jovens em risco, de programas sociais semelhantes aos da Venezuela, como o famoso “El Sistema”.Cármelo é professor de violino na Universidade do Novo México, Albuquerque, onde vive com sua esposa Eugenia e seu filho Arthur. Ele toca um violino Carl Becker de 1929. |
Eudes Junior Stockler (Regência Orquestral)
Eudes Junior Stockler (Coral na Escola / Ponta Grossa), regente, pianista, compositor, arranjador e professor. Tem graduação em Música com habilitação em Regência Plena (Coral e Orquestral) pela UNICAMP. Participou de cursos de regência com Hans Peter Shurz (Alemanha), Neil Thomas (Inglaterra), Isaac Karabtchevsky (Brasil), Osvaldo Ferreira (Portugal), Ana Yara Campos (Brasil). Tem intensa atividade com Coral Infantil e Infanto Juvenil e atualmente coordena o projeto Coral na Escola. |




Búlgaro, naturalizado brasileiro, aos dez anos começou a ter aulas de trompa com seu pai, Alipiia Tzvetkov Genov, primeira trompa da Orquestra Sinfônica de Burgas, Bulgária. Estudou na Escola de Música de Burgas com Todor Todorov e participou de seminários com professores como Herman Bauman e Peter Damm. Foi vencedor no Concurso de Melhor Interpretação de Obra Russa de Burgas e no Concurso da Academia Nacional de Música de Sofia. Em 1990, ingressou na Academia Nacional de Música em Sofia, onde fez Bacharelado e Mestrado em Performance na classe de Vladislav Grigorov. Em 1991, tornou-se primeira trompa da Orquestra Jeunesses Musicales International, apresentando-se em vários países sob a regência de Okko Kamu e Myung Wung Chung. Em 1992, assumiu o posto de primeira trompa da Orquestra da Rádio Búlgara Nacional e acompanhou com esta, o curso de regência em Siena, Itália. Em 1996 veio para o Brasil tocar na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob regência de Roberto Minczuk. Em 2000, passou a ser primeira trompa da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, até 2001, quando passou a integrar a Osesp. Em 2010 formou junto com outros integrantes da OSESP o Quinteto de Sopros Camargo Guarnieri com o qual se apresenta regularmente em vários estados do Brasil. Nikolay Genov é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo e Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Membro integrante do Percorso Ensemble. Ministrou aulas nos Festivais de Londrina 2007 e 2014, Tatuí 2011, Campos do Jordão 2015 e Festival Internacional de Curitiba 2022. É professor de trompa da Orquestra Parassinfônica do Estado de São Paulo (OPESP).







