Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fatec busca captar recursos da comunidade para auxiliar no combate ao coronavírus



A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) elaborou um projeto para apoiar as ações e estratégias da UFSM voltadas para o combate à COVID-19. Trata-se de uma iniciativa para arrecadar doações, de pessoas físicas e jurídicas, que serão destinadas aos diferentes projetos em execução pela UFSM e Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) no enfrentamento à pandemia.

O objetivo da Fatec é atuar como um elemento de ligação entre o esforço comunitário e o esforço técnico-científico da UFSM, auxiliando no suprimento de bens de capital e de consumo para as atividades da comunidade acadêmica engajada em encontrar soluções inovadoras para o combate ao vírus.

A ideia surgiu na sexta-feira (3) e ganhou corpo no final de semana, após conversas e videochamadas envolvendo a diretoria e a gerência executiva da Fatec e representantes da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Nesta segunda (6) foi providenciada a abertura de uma conta corrente no Banco do Brasil para recebimento das doações.

O diretor da Fundação, Jeferson Souza Flores, explica que as doações poderão ser feitas diretamente para a conta bancária, podendo ser destinadas tanto de forma geral, para todas as ações desenvolvidas no âmbito da UFSM, ou para projetos específicos, como produção de álcool gel, produção e reforma de respiradores, entre outros. Neste sentido, está sendo desenvolvido um formulário específico no site da Fatec para quem quiser direcionar sua doação. 

A destinação dos valores arrecadados será definida por um comitê técnico, a ser composto por representantes da UFSM e do Husm, conforme as prioridades. 

“A Fatec se encarrega da parte burocrática, de arrecadação e prestação de contas, e a UFSM, por meio do comitê técnico, vai dizer quais as prioridades”, explica Flores.

À Fundação, a partir das indicações do comitê técnico, também caberá a aplicação dos recursos, que poderá contemplar a aquisição de insumos para profilaxia; aquisição de peças, materiais, máquinas e insumos correlatos ao reparo, desenvolvimento e construção de ventiladores mecânicos para suporte respiratório em seres humanos; aquisição de outros bens de consumo e de capital considerados necessários para o tratamento de pacientes de COVID-19; repasse de recursos físicos e financeiros à ações voltadas ao combate da pandemia; entrega dos recursos às unidades e pessoas designadas pela UFSM.

A metodologia adotada pela Fatec consistirá nas seguintes etapas: auxiliar na realização e promoção de campanha de arrecadação de recursos oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas, bem como de orçamentos públicos; aplicar os recursos arrecadados especificamente na aquisição de bens de capital e de consumo para serem disponibilizados às ações ordinárias e extraordinárias do Husm e de grupos de pesquisa e extensão da UFSM, nas formas, quantidades e prazos designados pela UFSM; destinar recursos financeiros para projetos correlatos devidamente registrados na Fatec; formalizar os devidos processos de compras, com os requisitos mínimos necessários para garantir a economicidade e eficiência da despesa; movimentar os recursos exclusivamente através de conta bancária específica; contabilizar a receita e despesa em contas facilmente identificáveis; preparar a devida prestação de contas e expô-la ao escrutínio público através dos devidos meios de promoção de transparência; permitir o fácil acesso da UFSM e do Ministério Público a todos os atos, processos e elementos constituintes de suas ações de execução do projeto.

Segundo Flores, será criado um conselho fiscal, com três membros (representando o Ministério Público, o Conselho de Curadores da UFSM e a Proinfra) para fiscalizar a arrecadação e a aplicação dos recursos, garantindo segurança para quem doou, no sentido de que as doações foram feitas de forma legal e aplicadas da forma prevista.

A Fatec é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico dar o suporte ao desenvolvimento da tecnologia, das ciências e das artes, pelo apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFSM, pelo assessoramento à elaboração de projetos e administração dos recursos obtidos. Neste momento de grave crise, soma-se aos esforços institucionais de combate à pandemia. “Nosso objetivo é pelo menos ajudar a mitigar os efeitos deste vírus, atendendo às demandas geradas pela pandemia”, afirma Flores.

Os interessados já podem doar para Banco do Brasil, agência 1484-2, conta corrente 43051-x, Fatec UFSM Covid-19.

 


Publicações Recentes