Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM comemorou 50 anos

Nos dias 13 e 14 de outubro de 2022 o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – PPGEA – da UFSM comemorou 50 anos de funcionamento ininterrupto em um evento no auditório Flávio Miguel Schneider. Aos longos destes anos, foram 169 teses de doutorado defendidas, 462 dissertações de mestrado; mais de 560 alunos e hoje profissionais que tiveram sua história marcada pelo PPGEA.

O evento uniu a comunidade do PPGEA e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre inscritos, palestrantes e homenageados. Uma
oportunidade ímpar para o encontro de egressos do Curso com os docentes e discentes atuais, revestindo-se além dos aspectos técnicos, de forte carga emocional.

No primeiro de dia evento, foram homenageados docentes que estão aposentados e técnico-administrativos em educação que já atuaram no PPGEA. Além disso, foi ministrada a palestra “Inovações e tecnologias no agrodigital” por Werner Ferreira dos Santos. Para encerrar o primeiro dia de evento, foi realizado um jantar de confraternização. A manhã do segundo dia de evento contou com a palestra do docente aposentado Arno Udo Dallmeyer “A história do PPGEA e do sistema plantio direto”. Também o docente aposentado Reimar Carlesso ministrou a palestra “Uso racional da irrigação: tecnologias, demandas e desafios”. O egresso do PPGEA, Luis Eduardo Curioletti, apresentou a empresa Bioagreen, na qual é Diretor Administrativo. Por fim, na manhã do dia 14, o também egresso do PPGEA Elder Dal Prá e extensionista da EMATER ministrou a palestra “A engenharia agrícola na extensão rural”.

A tarde do segundo dia de evento contou com a palestra “Pulverização com drones: presente, futuro ou uma ilusão?” ministrada pelo Professor João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha da Universidade Federal de Uberlândia. Em seguida, o egresso do PPGEA, Claudio Luiz Lemainski, apresentou a empresa Drakkar Solos, na qual é sócio/diretor. Para finalizar, os egressos do PPGEA Gismael Francisco Perin e Jossana Ceolin Cera ministraram, respectivamente, as palestras “Compatibilização de atividades de pesquisa e ensino com a alta gestão administrativa” e “Previsões climáticas e seus impactos no campo e na cidade”. A apresentação de cases de sucesso de duas empresas atuantes no Agro nacional pelos egressos (Bioagreen e Drakkar Solos), nascidas de um ambiente interno do PPGEA, teve como objetivo estimular o empreendedorismo aproveitando as facilidades da UFSM para desenvolver a inovação.

Mas o que é Engenharia Agrícola? A Engenharia Agrícola é a ponte entre a Engenharia e agricultura, ou seja, a área que estuda, pesquisa e implanta tecnologias voltadas para a pecuária e lavoura. A Engenharia Agrícola é uma área responsável pelo planejamento e execução de sistemas de produção agrícola e de processos agroindustriais. Ela faz também a gestão dos recursos naturais e dos sistemas de irrigação e drenagem, evitando a erosão do solo e a poluição de mananciais. Assim, dentro do PPGEA, temos as três áreas: Engenharia Agroambiental, Engenharia de Água e Solo e Mecanização Agrícola.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, é o segundo Programa de pós-graduação mais antigo da Universidade Federal de Santa Maria. A história do Programa iniciou no ano 1972, com a criação do curso em nível de Mestrado. Em 2001, foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a proposta do nível de Doutorado, com um perfil nitidamente tecnológico e inovador. Atualmente, seu corpo discente conta com 29 alunos de Mestrado e 49 alunos de Doutorado.

O PPGEA fundamenta-se no objetivo de formar acadêmicos altamente visionários e criativos, comprometidos com o meio ambiente, sociedade e desenvolvimento científico e tecnológico, além de firmar a inserção científica institucional. O programa objetiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicados a problemas evidenciados pela sociedade e no campo técnico-científico, além de estabelecer a potencialização da pesquisa e da inovação. Assim, os integrantes do programa estão investigando e desenvolvendo soluções criativas e inovadoras para superar as limitações à produtividade agrícola e à sustentabilidade do ambiente produtivo regional e do Brasil.

Esta formação está baseada no trabalho dos 19 Docentes Permanentes, dos quais, atualmente, 9 são Pesquisadores bolsistas do CNPq, sendo 3 pesquisadores
classificados no nível PQ 1. Isso se refletiu na formação de 6 Doutores que hoje são docentes da UFSM. Além disso, são destacadas as posições alcançadas por nossos egressos: docência em Universidades Federais (maioria), docência em Institutos Federais, EMATER, iniciativa privada, entre outras posições. Esta importante contribuição à formação de recursos humanos para o ensino e a pesquisa Regional e Nacional já está permitindo importantes interações e colaborações, à medida que estas instituições públicas e a iniciativa privada forem consolidando suas ações.

Na área de Engenharia Agroambiental, as linhas de pesquisa centram-se em bioprocessos e bioprodutos aplicados à agricultura, biodiversidade, conservação e
restauração ambiental e engenharia ambiental de agroecossistemas. Na área de Engenharia de Água e Solo, as linhas de pesquisa centram-se em
tecnologia e manejo de sistemas de irrigação e drenagem, manejo e conservação da água e do solo em sistemas agrícolas e água no sistema solo-planta-atmosfera. Na área de Mecanização Agrícola, as linhas de pesquisa centram-se na tecnologia e gestão da aplicação de insumos na agricultura, na pós-colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas, no projeto e utilização de máquinas agrícolas, na relação solo-máquina-planta e nos fatores humanos em sistemas agrícolas.

Confira algumas fotos do evento: