Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Pesquisadoras do PPGZ publicam artigo científico sobre a reconstrução de pedigrees em gado Gir

A professora Pamela Otto e a aluna de Pós-Graduação Daniele Alves de Oliveira, ambas do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, são duas das autoras do artigo intitulado “Pedigree reconstruction and population structure using SNP markers in Gir cattle”, publicado no Journal of Applied Genetics da Springer Nature.

O estudo se concentra na reconstrução de pedigrees e análise da estrutura populacional utilizando marcadores de SNP (Single Nucleotide Polymorphism) no gado Gir. O gado Gir, uma raça originária da Índia, é conhecido por sua adaptação ao clima tropical, além de ser valorizado pela produção de leite de alta qualidade.

A pesquisa teve como objetivo principal aprimorar o conhecimento sobre a linhagem genética do gado Gir, fornecendo informações valiosas para programas de melhoramento genético e conservação da raça. Através da utilização de marcadores de SNP, os pesquisadores puderam reconstruir pedigrees de forma precisa e analisar a estrutura populacional do gado. Essas descobertas podem ser aplicadas na seleção de animais com características desejáveis, como resistência a doenças, eficiência produtiva e adaptabilidade ambiental.

Os pesquisadores responsáveis por este trabalho original, que resultou no artigo científico publicado, demonstram o compromisso das universidades em fomentar a pesquisa científica de qualidade, impulsionando a inovação e contribuindo para o avanço do setor agropecuário do país.