Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Turma de Introdução à Engenharia Florestal explora as práticas no Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal da UFSM

Ontem (28), os estudantes da disciplina de Introdução à Engenharia Florestal, do curso de Engenharia Florestal do campus sede da UFSM, coordenado pela Professora Josita Monteiro, tiveram a oportunidade única de mergulhar no mundo prático da silvicultura e do cultivo florestal. A turma, composta por estudantes interessados em preservação ambiental e em manejo sustentável, visitou o Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal da universidade.

Localizado em meio à exuberante área do campus, o Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal é um espaço dedicado à pesquisa, experimentação e formação de futuros engenheiros florestais. A visita proporcionou aos estudantes a chance de conectar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula com as práticas reais de manejo florestal e conservação da biodiversidade.

Durante a visita guiada, os alunos foram conduzidos pela equipe do Laboratório, que é coordenado pela Professora Maristela Araújo, do Departamento de Ciências Florestais. Eles puderam observar de perto diferentes espécies de árvores nativas e exóticas em estágios variados de crescimento nos viveiros. O destaque da visita foi a exploração dos processos de produção de mudas, desde a seleção e armazenamento das sementes até o cuidado diário com as plantas em desenvolvimento, tudo para garantir a saúde e o crescimento vigoroso das árvores.

A turma também teve a oportunidade de discutir sobre questões atuais que afetam a área, como o desmatamento, as mudanças climáticas e a restauração de ecossistemas degradados. A visita ao Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal da UFSM inspirou os estudantes a refletirem sobre o impacto positivo que suas futuras carreiras podem ter no ambiente natural e na sociedade como um todo.

Em um momento em que a produção sustentável e a preservação dos recursos naturais ganham importância, iniciativas educacionais como essa não apenas enriquecem o conhecimento dos alunos, mas também os capacitam, a fim de se tornarem agentes de mudança, atuando na produção sustentável e na conservação das florestas do nosso planeta.