Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“Tecendo Santa Maria” transforma a lã em experiência criativa para Karina Zapata, da Rede Nacional de Turismo Criativo



Cofundadora, Conselheira e Consultora da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo, Karina Zapata

Em uma colaboração inovadora entre o Laboratório de Lã (LabLã) da UFSM e a Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo, o projeto “Tecendo Santa Maria” proporcionou uma vivência única com a matéria-prima ancestral: a lã. O laboratório e o projeto, coordenados pela professora Ana Gabriela Saccol, do Departamento de Zootecnia, recebeu a Cofundadora, Conselheira e Consultora da Rede Nacional, Karina Zapata, para uma experiência completa de turismo criativo, ocorrida no mês de outubro.

Durante a visita, Karina Zapata mergulhou na jornada da lã, aprendendo desde a cardagem da lã até a produção do fio e sua transformação em tecido. A vivência não se limitou à técnica, estendendo-se à criação de produtos como reprodução de cenários da Vila Belga, bolinhas e outros mimos, todos produzidos com o tecido cocriado durante o encontro. Essas peças se transformaram em lembranças especiais que Karina levou consigo de volta para Recife.

“Tecer a lã recém-esquilada da ovelha e cocriar produtos carregados de significado, memória e afetividade foi uma experiência arrebatadora”, expressou Karina Zapata, ressaltando a importância de iniciativas que conectam tradição e inovação.

O projeto “Tecendo Santa Maria” vai além da produção artesanal de peças de lã. Ele abraça uma abordagem multifacetada, integrando áreas como identidade, criatividade, história, patrimônio, sustentabilidade, economia circular, gênero, etarismo, integração acadêmica multisetorial, pesquisa e produção científica e artística, inovação social e econômica, além de práticas turísticas regenerativas.

O LabLã faz parte do ecossistema criativo do Distrito Criativo Centro-Gare, impulsionado pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com o Sebrae, empresários locais e universidades da região. O objetivo é transformar a área central da cidade em um Polo Criativo, englobando gastronomia, artesanato, festas, artes plásticas, música e toda a produção cultural da região.

O projeto “Tecendo Santa Maria” destaca o potencial transformador da união entre academia, comunidade e turismo criativo, mostrando que a preservação das tradições pode andar de mãos dadas com a inovação e o desenvolvimento sustentável. A próxima ação do Laboratório de Lã da UFSM será uma oficina no dia 28 de novembro, à tarde, mais informações clique aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9411

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes