Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Cooperação internacional impulsiona pesquisas sobre trufas em nogueira-pecã

Nas últimas semanas de fevereiro, a professora Zaida Inês Antoniolli, do Departamento de Solos da UFSM, recebeu pesquisadores do Slovenian Forestry Institute, fortalecendo uma parceria de sucesso.

Na busca por avanços no conhecimento sobre trufas em plantações de nogueira-pecã, a professora Zaida, do Departamento de Solos da UFSM e atuante nos Programas de Pós-graduação em Ciência do Solo e de Agrobiologia nesta instituição, recebeu os pesquisadores Tine Grebenc  (BSc Biology e PhD Biotechnology) e Nejc Suban  (BSc Biology-ecology) do Slovenian Forestry Institute.

Esta colaboração internacional tem sido fundamental desde 2010, quando iniciaram o projeto “Uso de resíduos orgânicos na agricultura e fungos ectomicorrízicos em plantações de nogueira-pecã”, financiado pelo CNPq. Durante a visita dos pesquisadores eslovenos, foram discutidas as pesquisas em andamento e os novos desafios no estudo das trufas em nogueira-pecã. Além disso, houve saídas de campo para avaliar a presença de trufas e outros fungos ectomicorrízicos em pomares de nogueira-pecã, sob a coordenação do professor Diniz Fronza, do Colégio Politécnico da UFSM.

A colaboração internacional também se estendeu à realização do “I Seminário de trufas: truficultura e fungos micorrízicos”, na UNIPAMPA, em São Gabriel/RS. Os pesquisadores eslovenos, juntamente com o Dr. Marcelo Sulzbacher e o professor Jair Putzke (UNIPAMPA), organizaram e ministraram palestras neste evento, que contou com a participação de alunos de iniciação científica e pós-graduandos da UFSM. A visita dos pesquisadores do Slovenian Forestry Institute fortalece os laços internacionais da UFSM e promove avanços significativos no estudo das trufas, contribuindo para o desenvolvimento da agrobiologia e da ciência do solo no Brasil e no mundo.