Entre os dias 22 e 24 de setembro de 2025, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, a XXVIII Reunión de la Asociación Latinoamericana de Producción Animal (ALPA). O evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais da área de produção animal de diversos países da América Latina.
Durante o encontro, integrantes do grupo Pastos & Suplementos representaram a UFSM e foram acompanhados pela professora Luciana Pötter e pelo professor Eduardo Bohrer de Azevedo, ambos do Departamento de Zootecnia. Na ocasião, os representantes do grupo apresentaram parte dos resultados de seus trabalhos desenvolvidos a campo, compartilhando experiências e contribuindo para o intercâmbio científico entre instituições latino-americanas.
No dia 25 setembro, o grupo realizou uma visita técnica ao INIA Treinta y Tres, no Uruguai, foi uma experiência marcante e de grande aprendizado, na qual teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela instituição, que se destaca pela excelência em pesquisa e inovação no setor agropecuário.
Durante a visita, foi possível observar o funcionamento do GreenFeed, uma tecnologia moderna utilizada para medir a emissão de gases e o consumo alimentar dos animais. A visita proporcionou um momento de troca conhecimento, compreender melhor como a ciência e a tecnologia podem contribuir para uma produção mais eficiente e sustentável.