Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipes do TED/UFSM/Incra e NEP TERRA participam da Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais na Unicamp



Entre os dias 25 e 27 de junho, integrantes do TED/UFSM/Incra e do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Territorialidade, Extensão Rural e Reforma Agrária – NEP TERRA, juntamente com estudantes de pós-graduação e professores do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural – PPGExR – da UFSM, participaram ativamente da X Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais. O evento foi sediado na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (FEAGRI), em Campinas, São Paulo.

A participação do grupo da UFSM teve como foco a apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão, que são resultado das atividades desenvolvidas em suas respectivas áreas. Além das apresentações, a jornada proporcionou um espaço para debates aprofundados sobre indicadores de reforma agrária e discussões cruciais sobre os caminhos da extensão rural no Brasil, abordando os desafios e perspectivas para o futuro do setor.

A relevância da presença da UFSM no evento foi sublinhada pela Professora Sonia Bergamasco, da Unicamp, reconhecida referência na área de extensão rural no país. Ela elogiou o PPGExR da UFSM: “É um centro de formação e de pesquisa de grande excelência. Tudo que pude viver, em 50 anos de atuação na área, Santa Maria sempre foi um ícone de formação, nos projetos de pesquisa, de extensão, de avanço dos problemas e nas questões da extensão rural no Brasil”, declarou. 

Além das apresentações de trabalhos, o Prof. Pedro Neumann (UFSM) participou da mesa temática sobre “Extensão Rural Agroecológica e o fortalecimento da prática extensionista”, que contou com a presença de representantes de movimentos sociais, da Unicamp e da Anater.

Ao todo, a equipe da UFSM apresentou nove trabalhos e participou de três mesas de debate, consolidando sua relevância no campo dos estudos sobre extensão rural e assentamentos rurais.

 

Confira alguns dos trabalhos apresentados pela equipe da UFSM

IDEARA – Índice de Desempenho dos Assentamentos de Reforma Agrária

O índice compara o desempenho de estabelecimentos assentados em 34 indicadores primários com a média geral de estabelecimentos rurais em cada região intermediária do IBGE, utilizando dados do Censo Agropecuário de 2017.

Apresentado por: Prof. Renato de Souza (PPGExR/UFSM). 

 

O Envelhecimento nos Assentamentos Rurais de Santana do Livramento – RS

O trabalho compara, a partir dos dados do Sistema Integrado de Gestão Rural dos Assentamentos (SIGRA), as mudanças demográficas ocorridas nos assentamentos federais de Santana do Livramento-RS no período de 2015-2024. Os resultados apontam para um processo de envelhecimento da população dos assentamentos, que demanda novas formas de ação do Estado para o desenvolvimento das áreas reformadas.

Apresentado por: Eduardo Flech – Tutor Territorial (TED/UFSM/Incra).

 

Mulheres Camponesas e a Construção de Territorialidades Coletivas: Reflexões sobre o Viveiro Comunitário no Assentamento de Viamão, RS.

A pesquisa descreve o trabalho coletivo da Associação Mulheres da Terra no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão/RS. Foca na reprodução social e ecológica, destacando a construção de um viveiro comunitário de mudas nativas como estratégia de resistência. Este trabalho confere visibilidade às mulheres da associação, reforçando a coletividade e as relações de solidariedade e empatia, tanto entre elas quanto com a natureza.

Apresentado por: Juliana Almeida – Tutora Territorial (TED/UFSM/Incra) e estudante de Doutorado (PPGExR/UFSM).

 

Acesso à ATER em Assentamentos Rurais: Um Panorama das Regiões Brasileiras a Partir do Censo Agropecuário de 2017

Panorama da Orientação Técnica Recebida por Assentamentos Rurais no Rio Grande do Sul com Base no Censo Agropecuário de 2017

Ambos os trabalhos analisam o panorama de acesso e a origem da orientação técnica recebida em assentamentos rurais nas regiões brasileiras e no Rio Grande do Sul, com base nos dados do Censo Agropecuário, visando refletir sobre os desafios e especificidades regionais nas políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Apresentados por: Marina Calisto – Estudante de Doutorado (PPGExR/UFSM) e Membro do NEP TERRA.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-11766

Publicações Recentes