A Exposição “10 anos MIGRAIDH” conta a história de uma década de atuação do coletivo na promoção e proteção dos direitos humanos da população migrante e refugiada e na luta por reconhecimento do direito humano de migrar. É um trabalho desenvolvido por atores de múltiplas áreas do conhecimento e voltado à redução das desigualdades. Em 10 banners, estão representados os eixos de atuação do coletivo e sua mobilização em nível nacional e local em torno da integração e inserção social de migrantes e refugiados.
Coordenação: Professora Giuliana Redin, Departamento de Direito, e MIGRAIDH.
Produção Gráfica: Samuel Lemos Teixeira, acadêmico de Publicidade e Propaganda e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCSH.
O MIGRAIDH, Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, é um grupo atuante na Promoção e Proteção dos Direitos Humanos da População Migrante e Refugiada, voltado ao Direito Humano de Migrar como luta por reconhecimento. Apoia-se na metodologia do “Encontro com o Outro” de inspiração freiriana como “busca cognoscente” para respostas práticas situadas nas duas dimensões: político-jurídica e psicossocial.
Criado em 2013 por iniciativa da professora Giuliana Redin, do Departamento de Direito, e de um grupo de estudantes dos cursos de graduação em Relações Internacionais e Direito da UFSM, o Migraidh passou a se constitui em um coletivo de pesquisadores, professores, estudantes e técnicos de diversas áreas do conhecimento, atores sociais, migrantes, refugiados e pessoas envolvidas com a temática da migração e dos direitos humanos.
A interdisciplinaridade característica do MIGRAIDH, que reconhece nas migrações internacionais um fato social total, está na essência do ativismo em direitos humanos e do pensamento crítico.
Conheça mais sobre o projeto.