Na última quinta-feira (13) o curso de Relações Internacionais promoveu a palestra “Guerras e Transições Sistêmicas”, que contou com três palestrantes: Bruno Hendler, professor da UFSM , Hélio Farias e Ricardo Zortéa, ambos da ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército).
Como a temática indica, as palestras voltaram-se para a temática de guerras num contexto mundial e como elas mudam as relações internacionais ao longo dos anos.
Ricardo avaliou como “positiva” a realização do evento. “Em primeiro lugar, permitiu um debate entre agendas de pesquisa convergentes, que buscam analisar a relação entre economia, poder militar, guerra e disputa geopolítica, globalmente e no que diz respeito à inserção brasileira no sistema interestatal. Em segundo lugar, permitiu uma integração entre Academia e Forças Armadas”, pontuou o professor.
Além disso, fez menção à “extrema cordialidade e profissionalismo” dos professores que o receberam na universidade.
Hélio elogiou os alunos que participaram das palestras. “A recepção dos alunos foi ótima. Demonstraram, durante as palestras e na fase das perguntas, bastante interesse e engajamento. Participaram do evento com questionamentos que permitiram aos apresentadores discorrerem melhor sobre as temáticas em tela” , concluiu.
Segundo os organizadores do evento, cerca de 100 pessoas assistiram às palestras.
Fotos: Júlia Lima, bolsista de Desenho Industrial no NCI/CCSH.
Texto: Juan Grings, bolsista de Jornalismo no NCI/CCSH.