Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Curso de Direito do CCSH é de excelência

Três indicadores recentes reforçam a qualidade da formação em Direito oferecida pela UFSM: o índice de aprovação no Exame da OAB, o conceito 5 no ENADE e a nota de egresso neste exame, que é a mesma da maior nota nacional.

Anualmente aproximadamente 380.997 formados em Direito realizam a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo que a aprovação em 2022 foi de 28,1%. No último ciclo da prova de 2023, estudantes e egressos da UFSM, que concluíram o curso no Campus de Camobi, obtiveram 64,29% de aprovação, maior índice de aprovação entre as universidades públicas do estado e também o maior índice entre universidades e faculdades públicas e privadas com mais de um inscrito, de acordo com dados divulgados referentes a 37ª edição do Exame. Outras universidades do Estado que também possuem cursos de referência na área, como UFRGS e UFPEL, obtiveram, respectivamente, 52,67 e 57,81% de aprovação.

O Exame da OAB é obrigatório para que bacharéis em Direito possam realizar o registro profissional e atuar como advogados. Pode ser realizado por bacharéis em Direito formados em instituições regularmente credenciadas, assim como por estudantes de Direito do último ano ou últimos dois semestres do curso.

Além dos resultados de excelência na OAB, os cursos de Direito Diurno e Noturno também obtiveram, no último ciclo de avaliação, conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é a nota máxima que um curso pode obter. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no último dia 31.

Formado em Direito pela UFSM em 2023, o egresso Arthur Brizzi foi um dos estudantes que realizou a prova do ENADE em 2022, obtendo a mesma pontuação da nota divulgada como mais alta pelo órgão, 92,4 pontos. “Quando fiz aprova, pensei que havia obtido um bom desempenho, mas jamais imaginei que atingiria a pontuação da maior nota de todo país, pois foram mais de cem mil concluintes em Direito que realizaram a prova”, destaca Arthur.

A excelência da graduação em Direito da UFSM é atestada também pelo ‘Selo OAB Recomenda’, que destaca os melhores cursos do país, considerando, entre outros aspectos, o próprio índice de aprovação nos exames da OAB e o resultado do curso no ENADE.

Segundo a coordenadora do Curso de Direito Noturno, Daniela Richter, o Departamento e os Cursos de Direito vêm investindo em espaços de estudos para os estudantes dentro do próprio campus, como nichos e ilhas de estudos localizados próximos às salas dos docentes, no 4o andar do Prédio 74B. O egresso Arthur Brizzi também destaca esse aspecto: “Desde o início da trajetória, tive professores vocacionados e empenhados no processo de aprendizagem, o que propicia o desenvolvimento de uma verdadeira cultura de estudo no curso.˜

Outro diferencial do curso são os grupos de pesquisa, ensino e extensão, que possibilitam aos acadêmicos um contato mais próximo com docentes das áreas que têm mais afinidade, já que na segunda etapa do Exame da OAB os candidatos precisam escolher uma área para realizar a prova, aponta Maria Cristina Gomes da Silva D’Ornellas, Coordenadora do Direito Diurno. A oportunização de espaços e oferta de atividades fora da sala de aula criam um vínculo entre docentes e discentes e entre esses e a instituição, e isso colabora com os resultados excelentes obtidos pelos Cursos em 2023, “Quando a gente gosta de onde está se esforça para que esse lugar seja reconhecido”, reforça Maria Cristina.