Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Evento celebrou os 50 anos da Subdivisão de Projetos nesta quinta (7)

A Subdivisão de Projetos do CCSH comemorou, em 2023, seus 50 anos. O Gabinete de Projetos do CCSH surgiu em 1973 e foi o primeiro órgão da UFSM a assessorar e auxiliar projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Por ser o único da Instituição, o nomeado GaPro prestava suporte a outros centros da Universidade.

Na última quinta-feira (7), o CCSH celebrou o cinquentenário do Gabinete, em um evento na Biblioteca Setorial do CCSH. Foi exibido o vídeo comemorativo, que inclui entrevistas com diversos servidores que atuaram e atuam na Subdivisão, ex-diretores e membros das Comissões do Centro, desenvolvido em parceria com o Estúdio 21. Também foram convidados os ex-chefes, que receberam uma homenagem da Direção pela sua contribuição ao antigo GEAIC.

A exposição “50 Anos de produção de Projetos de Extensão no Centro de Ciências Sociais e Humanas”, idealizada pelas  Arquivistas da UFSM, Cristina Strohschoen dos Santos e Josiane Ayres Sfreddo da Roza, também foi lançada no evento, e pode ser visitada presencialmente, até o final de 2023, no Hall do 74C, e permanentemente, na página ‘Memória e Arquivo‘, disponível no site do CCSH. A Exposição é um desdobramento do “Índice cronológico de projetos de extensão“, desenvolvido por Josiane e disponibilizado como fonte de pesquisa e assessoramento à comunidade.

Também foi lançado o ‘Relatos de Extensão‘, uma série de matérias sobre os projetos de extensão do CCSH contemplados com recursos FIEX no ano de 2023, que reforça a importância desses projetos na formação dos estudantes, seu impacto nas comunidades as quais são desenvolvidos e as trocas tecidas entre as partes envolvidas.

No evento também foram premiados os vencedores do 2º concurso fotográfico “Olhares sobre o CCSH”.

História do Gabinete de Projetos

Em 1984 o Gabinete recebe o nome de GEAIC (Gabinete de Estudos e Apoio Institucional e Comunitário). Na década de 90, os Gabinetes de projetos se tornaram órgãos institucionais, responsáveis pelo apoio técnico, registro, acompanhamento e avaliação de projetos.

Após uma reestruturação universitária em 2022, o GEAIC passou a ser chamado por Subdivisão de Projetos, que atualmente assessora os quase mil projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão registrados.

Texto por: Giulia Maffi e Júlia Almeida

Fotos por: Samuel Teixeira