Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

A trajetória do docente Daniel Arruda Coronel, eleito Economista do Ano

O prêmio Economista do Ano é uma iniciativa do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON-RS), e que reconhece profissionais que se destacam por suas contribuições no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional e nacional. A edição de 2023 é a 21º, e agraciou o docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais, Daniel Arruda Coronel. “Essa premiação é um reconhecimento à minha trajetória de ensino e pesquisa, nas áreas de Economia e Administração. Uma trajetória que começou na UFSM, desde que assumi como professor em 2011, e me deixa muito honrado esse reconhecimento pelo Conselho Regional de Economia”, conta o professor.

Foto: Arquivo pessoal

Daniel Arruda Coronel atua como docente permanente nos programas de pós-graduação em Administração Pública, Gestão de Organizações Públicas e Economia. É bolsista de produtividade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e nos últimos cinco anos publicou mais de 150 artigos em periódicos nacionais e internacionais na área de Economia, o que o torna um dos economistas mais produtivos do estado. Ainda, captou mais de 300 mil reais em projetos de agências como o CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

O docente também é acadêmico e membro do Conselho Fiscal da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL), coordenador da área de Economia e Administração da Fapergs, consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e do CNPq, editor da revista Economia e Sociologia Rural, editor associado da prática em Administração Pública, editor adjunto da revista Ciência Rural, membro do Comitê de Iniciação Científica da UFSM, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas de 2022 a 2023, diretor da Editora da UFSM de 2013 a 2022, diretor da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEL) de 2021 a 2022, presidente da Comissão de Ética da UFSM de 2018 a 2019, diretor da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER) de 2013 a 2015, e secretário do Conselho Municipal de Cultura em 2016.

As pesquisas do professor estão concentradas nas áreas do Comércio Internacional com modelos de equilíbrio geral computável, as causas e o que pode ser feito a respeito da desindustrialização da economia brasileira, e da Administração Pública, em questão de reformas do estado necessárias para garantir a cidadania e o bem-estar da sociedade. Sua trajetória acadêmica tem foco no desenvolvimento econômico regional e nacional, através de projetos como o “Observatório Socioeconômico da Covid-19”, o qual co-coordenou, e que analisa o impacto social e econômico da pandemia no estado e no país.

O docente afirma que o reconhecimento do prêmio o deixa satisfeito e com expectativas. “E me deixa com a certeza de que estou no rumo certo, e trabalhando cada vez mais em prol da geração de transferência de tecnologia, da transferência do conhecimento, e contribuindo para a qualificação de jovens pesquisadores na área de economia administrativa”, relata Daniel. Para seus futuros trabalhos, pretende realizar mais pesquisas que cooperem para o Comércio Internacional, e para mensurar os impactos dos acordos regionais de comércio na economia brasileira.