Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CCSH espera receber novas turmas para três Pós Graduações aprovadas pela Capes

Os cursos de Pós Graduação em Serviço Social, Direito e Gestão de Organizações Públicas foram aprovados pela Capes em 2023



Em 2023, os cursos de mestrado em Serviço Social e doutorados em Direito e Gestão de Organizações Públicas foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A criação de novas Pós Graduações é resultado do esforço coletivo de docentes preocupados com a educação e pesquisa de qualidade. 

Para os egressos de graduação que buscam a qualificação na sua área e são interessados nas mudanças e inovações de seu ramo profissional, a Pós Graduação é um dos caminhos que pode ser seguido. Por meio dos cursos de Pós Graduação oferecidos, a UFSM prepara profissionais capacitados para o mercado de trabalho, realiza contribuições no campo científico, e proporciona oportunidades para aqueles que buscam o ensino de excelência após a conclusão da graduação.

O CCSH oferece 21 cursos de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que buscam aprofundar os estudos concluídos na graduação, além de formar profissionais e pesquisadores qualificados no meio científico, tecnológico e profissional. A aprovação de novos programas de Pós Graduação proporciona possibilidades para diferentes áreas do conhecimento, além de reforçar o papel do Centro na promoção do conhecimento e da pesquisa de qualidade.

Conheça mais sobre os cursos aprovados:

Mestrado Serviço Social e Políticas Públicas

O mestrado de Serviço Social e Políticas Públicas contará com as linhas de pesquisa “Trabalho e Políticas Públicas” e “Serviço Social e Formação Profissional”. O curso tem como objetivo formar docentes e pesquisadores que possam contribuir na área do serviço social, com uma visão global e humanista para a produção de conhecimento inovador.

   Segundo o docente e responsável pela proposta do Programa de Pós Graduação em Serviço Social, Fabio Jardel Gaviraghi, em 2018 foi formada a comissão de docentes para iniciar o projeto do curso, e em 2020 foi aprovado em todas as instâncias da Universidade, “porém com a questão da pandemia, e naquele ano a Capes não abriu para submissão de novos projetos, esse projeto foi submetido somente em 2022”. Em 26 de dezembro de 2023 foi publicada a portaria de autorização para a criação do curso, e a previsão é que o ingresso de novas turmas acontecerá ainda em 2024. 

De acordo com Gaviraghi, o programa será o pioneiro na pós graduação na área de serviço social do interior do estado: “Era uma demanda da comunidade acadêmica, agora podemos ampliar a qualificação dos nossos egressos e de outros profissionais do Serviço Social e áreas afins, com a possibilidade de agregar outras áreas de conhecimento das Ciências Sociais e Humanas”.

A docente do Departamento de Serviço Social, Cristina Kologeski Fraga, comenta sobre o fortalecimento da área com a criação do programa: “Esse mestrado fortalece a nossa área. Traz a possibilidade de nos multiplicarmos em termos de produção de conhecimento”. Segundo Fraga, a aprovação da Pós Graduação envolve o trabalho e os esforços coletivos do curso, além de promover a produção de conhecimento na área específica do Serviço Social dentro da UFSM.

Doutorado em Direto 

O Programa de Pós Graduação em Direito (PPGD) foi criado em 2013 na modalidade de mestrado acadêmico, com foco na área de conhecimento dos “Direitos Emergentes na Sociedade Global”. O doutorado foi aprovado ano passado com o objetivo de formar pesquisadores qualificados para a pesquisa avançada em temas da sociedade global. A Pós Graduação trabalha com três linhas de pesquisa: “Direitos da sociobiodiversidade: desenvolvimento e dimensões da sustentabilidade”, “Direitos na sociedade em rede: atores, fatores e processos na mundialização” e “Acesso global à justiça: soluções plurais em sociedades democráticas”. 

Segundo o docente e coordenador do Programa de Pós Graduação em Direito, Rafael Santos de Oliveira, a aprovação do doutorado aconteceu devido à mobilização do corpo docente na consolidação das pesquisas e na elevação do conceito do mestrado, “um requisito da CAPES, é que apenas cursos de Mestrado com conceito igual ou superior a 4 podem apresentar projetos para doutorado”. De acordo com o docente foi um processo difícil devido às exigências institucionais e da CAPES, “mas felizmente nosso projeto teve o seu mérito reconhecido e fomos um dos poucos novos cursos de Doutorado em Direito aprovados no país no ano passado”, declara o coordenador.

Desde sua criação, a PPGD segue influenciando o cenário acadêmico, profissional e científico da região. Sobre a qualidade do ensino e pesquisa realizada na UFSM, Oliveira afirma: “Nesses 10 anos já tivemos muitos alunos que ao concluírem o curso encontraram rápida inserção no mercado de trabalho como docentes”. A aprovação do doutorado consolida a qualificação das pesquisas e a capacitação de mestres em direito, “esperamos que os nossos futuros egressos do Doutorado possam atuar no Ensino Jurídico, desenvolver pesquisas e/ou ações de políticas públicas em instituições públicas e privadas que necessitem de profissionais do campo jurídico”.

Doutorado em Gestão de Organizações Públicas

Desde 2011 o Programa de Pós Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) atua na qualificação de profissionais da área pública por meio do Mestrado Profissional. Aprovado no final de 2023, o Doutorado Profissional da área tem previsão para iniciar a primeira turma no segundo semestre deste ano. O programa possui três linhas de pesquisa: “Ferramentas de avaliação e controle de Gestão Pública”, “Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos” e “Pessoas e sociedade”.

De acordo com o docente e coordenador do programa, Leander Luiz Klein, o projeto para criação do curso foi submetido em janeiro de 2023, sendo necessárias rodadas de reuniões e ajustes na área para a aprovação. “Todo o esforço que fizemos, o ano de ansiedade e questões a serem resolvidas – como o recurso que elaboramos diante da resposta negativa que tivemos na primeira avaliação – foi gratificante, porque no fim conseguimos a aprovação do doutorado”, afirma Klein.

O Doutorado em Gestão de Organizações Públicas tem caráter de ensino profissional, se tornando o primeiro com esse enfoque na área de Gestão Pública do Estado do Rio Grande do Sul. O Doutorado Profissional é uma modalidade com enfoque no ensino de temas, técnicas e processos que atendam as demandas do mercado de trabalho no setor público. Segundo o coordenador, “na área de gestão e é o primeiro curso envolvendo mestrado e doutorado profissionais dentro da instituição. Acredito que a criação e a aprovação desse curso vai contribuir para a UFSM no sentido de proporcionar um ensino de qualidade para a comunidade”.

O perfil de alunos esperado para ingressar no Programa é de profissionais que trabalham em Instituições Públicas Federais, Estaduais ou Municipais, mas não se limitando a elas, “pessoas que queiram desenvolver e construir um conhecimento acadêmico e profissional aplicado às organizações e instituições, que sejam curiosos, participativos e com vontade de aprender e pesquisar seu entorno, as atividades e o dia a dia delas, as organizações públicas””, afirma o coordenador.

Pós Graduação na UFSM

A Pós Graduação é oferecida nas modalidades Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado) e Lato Sensu (Especialização e Residência). Os cursos Stricto Sensu buscam formar recursos humanos capacitados na aplicação de conhecimentos científicos e de inovação. Na modalidade Lato Sensu os cursos visam atender demandas específicas de especialização profissional. Confira os cursos oferecidos pela UFSM através do link.

Ingresso na Pós Graduação

O ingresso nos cursos acontece por meio da Seleção Pública e via Convênios (para candidatos estrangeiros). Na Seleção Pública são publicados  editais no site da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), conforme calendário acadêmico da UFSM. Para candidatos estrangeiros o ingresso pode ser realizado por meio de programas de agências de fomento como CAPES e CNPq. Para saber mais sobre as formas de ingresso acesse o link.

Acompanhe informações e notícias dos Programas de Pós Graduação:

PPGOP: Site     Instagram       Facebook                                                     PPGD: Site       Instagram      Facebook

Texto por: Júlia Almeida

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-4674

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes