Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Time Enactus UFSM é contemplado no Desafio Universitário inpEV 2024

O Time Enactus UFSM foi um dos 20 contemplados no Desafio Universitário 2024, uma parceria entre a organização Enactus e o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). O grupo irá receber uma bolsa auxílio de R$ 500 para o apoio no desenvolvimento das atividades, além de um acompanhamento especializado para a realização das ações.

O projeto do Time da UFSM, denominado EnCirculo, envolve a formação dos universitários da UFSM e atividades educativas no ensino fundamental (comunidade do entorno da UFSM) alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ‘4 – Educação de Qualidade’ e ’12 – Produção e Consumo Responsável’, além da avaliação e construção de um relatório das práticas de gestão de resíduos na Universidade.

Atualmente, o Time está trabalhando no passo 4. Após a consolidação dos resultados e envio das evidências da execução das ações planejadas (Passo 7), a UFSM poderá receber o reconhecimento de boas práticas em economia circular (Passo 8) e, em seguida, premiações em dinheiro, caso fique classificada em 1º ou 2º lugar. De acordo com a professora conselheira, Debora Bobsin, se vencedor o Time pretende utilizar o valor para incrementar os projetos já realizados, como o da escola Augusto Ruschi, que em 2023 envolveu oficinas e materiais educativos acerca de educação ambiental e separação do lixo, além da criação de uma horta comunitária, que fornece alimentos para as refeições das crianças.

Etapas da Ação. Fonte: Desafio Universitário 2024 inpEV

Os discentes interessados em trabalhar com ações que contribuam para a comunidade por meio do viés econômico, ambiental e social podem participar do Processo Seletivo do Time Enactus UFSM. As vagas são abertas para matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas até o dia 01/04, por meio de formulário. Dúvidas e informações podem ser encaminhadas por meio do email enactus@ufsm.br ou via DM na página do Instagram (@timeufsm).