Com o objetivo de orientar os jovens desde cedo a respeito de como tomar decisões financeiras conscientes, o projeto de extensão “Educação Financeira para estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Escolas do Município de Santa Maria” desenvolveu cartilhas sobre educação financeira para serem distribuídas aos alunos da rede pública da região.
A iniciativa já promoveu o ensino de educação financeira em diversas escolas da região, tendo realizado atividades expositivas, planejamentos de eventos e passeios em instituições da rede pública como a EEEB Professora Margarida Lopes, Colégio Tiradentes Santa Maria, Colégio Militar de Santa Maria e EMEF Vicente Farencena. De acordo com o professor Roberto de Gregori, coordenador do projeto, a produção das cartilhas visa criar uma ferramenta acessível e eficaz, capaz de alcançar o maior número possível de estudantes. “A importância de desenvolver um produto como esse é que ele dá suporte e auxílio para que o projeto seja disseminado em outras instâncias e para que ele possa abranger o maior número possível de alunos, de crianças e adolescentes como um todo”, destaca.
A iniciativa, denominada “Educa Finanças”, foi pensada como um recurso didático alternativo e acessível, com linguagem simples e imagens atrativas, para dialogar diretamente com o público-alvo do projeto: os jovens. Os conteúdos abordados incluem conceitos de educação financeira, orçamento pessoal, consumo consciente e noções de empreendedorismo.
Além do próprio projeto de extensão, que trabalhou em conjunto com uma bolsista de extensão, o material contou com o apoio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE), que contribuiu com o design da cartilha e transformando as ideias da equipe em um produto final atrativo. Para obter um exemplar, basta entrar em contato com o coordenador do projeto (robertodegregori@ufsm.br). Os materiais serão distribuídos gratuitamente às instituições e figuras interessadas, e cerca de 250 exemplares já foram distribuídos para professores e escolas que solicitaram o conteúdo. Como próxima etapa, o projeto pretende visitar as escolas onde as cartilhas foram aplicadas para coletar o feedback de professores e alunos.