DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA (DARQ)
Secretaria
Apresentação
Apresentação
Em 1978 foi criado o Departamento de Documentação, por meio da Resolução da UFSM n. 01/1978, tendo como o objetivo de atender especialmente o Curso de Arquivologia, e, com as posteriores reformas administrativas, a partir de 1º de julho de 2019, intitulou-se Departamento de Arquivologia (DARQ), continuando a ser uma subunidade da estrutura administrativa do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). O DARQ atende os cursos de Arquivologia e de Sistema de Informação, assim como também os Programas de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, em História e em Tecnologias Educacionais em Rede. Além do corpo docente, o DARQ conta com um servidor Técnico-Administrativo em Educação, Arquivista, que atua no Laboratório de Restauração de Documentos. Este laboratório objetiva a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de conservação e restauração de documentos, desenvolvendo diversos projetos voltados à preservação do patrimônio documental e prestando serviços externos de encadernação e restauração.
O Curso e o Departamento, conjuntamente, se preocupam com a qualidade do ensino-aprendizagem, inserindo a pesquisa e a extensão ao cotidiano dos/as alunos/as. Por isso, na estrutura física, há ainda outros laboratórios, como o Laboratórios de Arranjo, Descrição e Memória, o Laboratório de Documentos Arquivísticos Digitais, o Laboratório de Reprodução de Documentos e Fotografia e o Laboratório de Paleografia, com o objetivo de que os/as acadêmicos/as realmente vivenciem a prática arquivística. Dentre os grupos de pesquisa ativos, destacam-se, o Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais (GPTEC) e o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Arquivísticas (HONÓRIO).
A relação ensino-aprendizagem é norteada pela pluralidade, pois os/as docentes propiciam um constante repensar sobre as práticas e metodologias educativas, tanto que, com a evolução e mudanças tecnológicas, a inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia passaram a ser parte constituinte não só dos projetos de pesquisa e extensão, como da área de atuação. De forma integradora, os projetos têm como objetivo a formação de um/a profissional com amplo conhecimento, abrangendo as dimensões científica, técnica e pessoal.
O corpo docente, por fim, busca formar profissionais que atuem tanto na parte de gestão documental (arquivo corrente e intermediário) quanto com patrimônio (arquivos permanentes), desempenhando o papel de elementos transformadores da gestão pública e privada e transitando nas mais variadas esferas, como política, social, organizacional, cultural e científica. Cabe ao/à docente, além da mediação do conhecimento, investigação científica e intervenção social, destinadas a amplificar o conhecimento produzido na universidade.