Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

X Seminário Filosofia na Escola

Técnico-Científicos Publicado: 24 julho 2018 - 14:17 Última modificação: 24 julho 2018 - 14:17 Ouvir

Auditório do Prédio 74-b - UFSM - Santa Maria

03/12/2015 00:00 - 04/12/2015 00:00

Descrição

O Seminário Filosofia na Escola está vinculado à disciplina ECS 1 e 2 – do Curso de Filosofia da UFSM. Em janeiro de 2006 ocorreu o I Seminário Filosofia na Escola, no qual alguns alunos concluintes do ECS2 apresentaram seus relatos de experiência da docência em filosofia no Ensino Médio. Ocorreram palestras, mesa redonda e apresentação de pesquisas acerca do ensino e aprendizagem em filosofia. Participaram daquele Seminário professores de filosofia da rede pública estadual de Santa Maria, alunos e professores do Curso de Filosofia.

A avaliação do evento foi positiva e considerou-se a necessidade de manter sua periodicidade como forma de construir um espaço significativo de debates, socialização de experiências e de pesquisas sobre as práticas em ensino e aprendizagem em filosofia. No ano de 2015 a realização do X Seminário Filosofia na Escola justifica-se pela necessidade de continuar promovendo um espaço de diálogo entre Escola e Universidade no que tange aos desafios da disciplina no Ensino Médio.

O VI Seminário PIBID – Filosofia tem o intuito de apresentar à comunidade do Curso de Filosofia, dos demais cursos de licenciatura da UFSM e à comunidade das escolas da cidade e região as atividades realizadas pelos bolsistas de iniciação à docência em três escolas públicas de ensino médio de Santa Maria, no ano de 2015.

Coordenação Geral:

Profa. Dra. Elisete M. Tomazetti

Entidades promotoras:

Curso de Filosofia/UFSM

Grupo de Estudos e Pesquisas FILJEM

GRUPO PIBID.Filosofia

Financiamento:

PIBID.Filosofia/UFSM, Curso de Filosofia/UFSM

Departamento de Filosofia/CCSH

Associação de Turma dos Alunos do Curso de Filosofia -2015

Departamento de Metodologia de Ensino/CE

PPGE/CE

Comissão Organizadora:

GRUPO FILJEM/CNPQ

ASSOCIAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE FILOSOFIA/2015

PIBID-FILOSOFIA

OBJETIVOS

• Partilhar as experiências de estágio ocorridas durante o ano letivo de 2015 na disciplina de Filosofia nas Escolas Públicas de Santa Maria com os demais alunos do Curso de Filosofia;

• Apresentar os materiais didáticos produzidos durante a realização do ECS 1 e 2;

• Congregar professores de Filosofia do Ensino Médio de Santa Maria para o diálogo, avaliação e perspectivas acerca das ações realizadas por professores e alunos do Curso de Filosofia da UFSM;

• Estabelecer discussões com os professores e alunos do Curso de Filosofia acerca das questões de ensino e aprendizagem de Filosofia.

• Socializar experiências sobre os projetos PIBID e ações de inserção nas escolas e Estágios Supervisionados.

• Apresentar os banners sobre as atividades realizadas no Projeto PIBID – Filosofia da UFSM no ano de 2015

Dia 03 de dezembro de 2015 – Quinta-feira

Manhã

8h30min – Credenciamento
9h    – Abertura e Momento Cultural
9h30min – 11h30min – Conferência de Abertura– Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn (UFPR)
“Ensino de Filosofia e Currículo no Ensino Médio brasileiro: embates e perspectivas atuais”

14h – 16h – Mesa Redonda – Ensino de Filosofia no Cenário Contemporâneo
Profa. Simone Gallina (UFSM)
Profa. Cláudia Cisiane Benetti (UFSM)
Mediação: Profa. Elisete M. Tomazetti

16h – 16h30min – Intervalo

16h30min – 18h – Mesa Redonda – Práticas Interdisciplinares no PIBID-Filosofia
Acadêmica – Patricia Felden
Acadêmica – Jéssica Erd Ribas
Acadêmico – Eduardo Moreira

Exposição de Banners e Materiais Didáticos – PIBID-Filosofia e ECSII

Dia 04 de dezembro – Sexta-feira

Manhã

8h30min – 11h30min – Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia: Relatos de Experiências e Proposições Didáticas
Profa. Elisete M. Tomazetti (UFSM)
Estagiários Filosofia/UFSM

14h – 16h
Mesa Redonda – Aula de Filosofia na Escola Pública: experiências, limites e desafios
Profa. Katiuska I. Marçal
Prof. Luiz Carlos Boa Nova Valério
Prof. Saulo Eduardo Ribeiro
Mediação: Prof. Ronai Pires da Rocha

16h – 16h30min – Intervalo

16h30min – 18h
Mesa Redonda – Curso de Licenciatura em Filosofia e Ensino: perspectivas curriculares
Bolsista PIBID-Filosofia – Bruno San Martin
Estagiário Filosofia 2015 – Gustavo Lazzari Seitenfus
Ex Aluno do Curso – Daniel Farias
Professor Ronai Pires da Rocha
Mediação – Coordenador do Curso de Filosofia – Professor Silvestre Grzibowski

Anais 2013

Para baixar um arquivo comprimido com as pastas e os arquivos favor fazer clique aqui.

Para baixar um arquivo com a ficha catalográfica favor fazer clique aqui

Para baixar uma imagem com os arquivos que possa ser gravada num CD favor fazer clique aqui.

ATENÇÃO: Alguns autores ainda não enviaram as versões definitivas dos seus textos, portanto, algumas pastas podem não estar completas. Na medida que os textos sejam enviados, acrescentaremos eles em ditas pastas.

Muito obrigado e aguardamos vocês na próxima edição.

Anais 2014

Para acesar a pasta com os textos das palestras e apresentações do evento, por favor faça clic aqui.

ATENÇÃO: Alguns autores ainda não enviaram as versões definitivas dos seus textos, portanto, algumas pastas dos anais podem estar vazias ou com falta de arquivos. Na medida que os textos sejam enviados, acrescentaremos eles em ditas pastas.

Muito obrigado e aguardamos vocês na próxima edição.

..

Auditório do Prédio 74-b - UFSM