Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

I Simpósio Internacional de Filosofia: Verdade como Valor

Técnico-Científicos Publicado: 23 março 2005 - 15:16 Última modificação: 1 agosto 2018 - 15:19 Ouvir

Itaimbé Palace Hotel - Santa Maria

23/03/2005 00:00 - 25/03/2005 00:00

Descrição

I Simpósio Internacional de Filosofia: Verdade como Valororigina-se da convergência de projetos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSM. Os resultados destes projetos foram apresentados em Seminários de Filosofia de âmbito nacional organizados na UFSM ao longo dos últimos nove anos. Destaca-se, por exemplo, os Seminários de Filosofia Hermenêutica (1996, 1997 e 1998), e O Seminário de Filosofia: Sobre a Memória , além das oito edições do Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais .

Com a realização do Simpósio de Filosofia “Verdade como Valor” busca-se a tematização de um tópico central para a filosofia teórica, a filosofia da linguagem e da lógica, para a teoria do conhecimento e a epistemologia, e também para a ontologia, a saber: o conceito de verdade. O desdobramento da temática será feita em conexão com o conceito de valor, o que implica a explícita vinculação com a assim chamada filosofia do valor, originada no contexto não idealista, e desenvolvida na obra de Lotze, Windelband, Rickert e Lask. De um ponto de vista histórico, portanto, o Simpósio de Filosofia Verdade como Valor situa-se na gênese das mais importantes tradições filosóficas do século XX, em particular da fenomenologia e da filosofia analítica.

De um ponto de vista temático, o conceito de valor aparece como noção central na assim chamada Lógica da Validade , pois não apenas permite distinguir o âmbito próprio da Lógica em relação às abordagens psicologistas, mas define a própria natureza da atividade filosófica, entendida como uma investigação sistemática sobre as normas garantidoras da validade em todos os domínios em que aparecessem pretensões de validade: teórico, ético, estético, etc. Nesta direção, o conceito de verdade, ligado à noção de um sentido válido portador de um valor de verdade, está na base da edificação de um tratamento filosófico não redutível a conceitos extra-filosóficos (psicológicos, sociológicos ou biológicos). Em suma, o conceito de valor é o foco da atenção de diferentes tradições filosóficas: seja na caracterização de um valor de verdade, na delimitação de um âmbito objetivo de valores (com implicações éticas e políticas evidentes), ou mesmo nas suspeitas críticas em relação à ontologia e à epistemologia dos valores. A busca de termos de comparação para estas discussões determina a relevância histórica e sistemática do Simpósio de Filosofia: Verdade como Valor.

23/03/05 Quarta-feira

14:00 Abertura

14:30 Conferência:

Heidegger y la crítica a la noción de valor: Metafísica de los valores y acaecer de verdad

Carlos Gutierrez (Uniandes/Colômbia)

16:30 Intervalo – 30 min.

17:00 Palestra:

Verdade e Juízo de Valor

Luiz Carlos Pereira (PUCRJ)

18:15 Intervalo – 15 min.

18:30 Conferência:

The constitution of truth as a value

Michael kober (Universität Freiburg/Alemanha)

24/03/05 Quinta-feira

10:30 Palestra:

Verdade matemática e cálculo

Abel Lassale Casanave (UFSM)

12:00 Almoço

14:00 Palestra:

O verdadeiro, o bom e o belo em Frege

Marco Rufino (UFRJ)

15:15 Intervalo – 15 min.

15:30 Palestra:

Frege: sobre a significação científica do conceito de verdade.

Dirk Greimann (UFSM)

16:45 Intervalo – 15 min.

17:00 Palestra:

Frege e o neokantismo

Mario Ariel Porta (PUCSP)

18:15 Intervalo – 45 min.

19:00 Conferência:

Verdad y validez em Emil Lask.

Alejandro Vigo (PUC-Santiago/Chile)

25/03/05 Sexta-feira

10:30 Palestra:

A preservação da verdade

Paulo Faria (UFRGS)

12:00 Almoço:

14:30 Palestra:

Verdade: experiência e ideal

Jairo José da Silva (UNESP)

15:45 Intervalo – 15 min.

16:00 Palestra:

Heidegger: Verdade, desocultamento e normatividade

Róbson Ramos dos Reis (UFSM)

17:15 Intervalo – 30 min.

17:45 Conferência:

Davidson, verdad y correspondencia.

Carlos Enrique Caorsi Pigurina (Universidad de La Republica/Uruguay)

Inscrições encerradas.

ritav@ccne.ufsm.br