Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Centro de Educação promove roda de conversa sobre maternidade

Evento discute relações de gênero e liberdade de escolha

A maternidade parece ser um tema recorrente à vida da mulher: desde criança, a menina é ensinada a brincar com as bonecas, trocando fraldas e alimentando-as. A ideia é sempre reforçada pela mídia, nas propagandas, em reportagens, no próprio comércio de produtos, onde a maternidade e a constituição de uma família são apresentados como o sonho de todas elas. Mas e se a mulher não quiser ser mãe?

Em alusão ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (8), o Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria promove, nesta quarta-feira (4), o seminário “Posso ser o que eu quiser! Maternidade, Sociedade, Liberdade: desconstruindo (pre)conceitos”. A proposta é discutir a maternidade como uma questão de escolha da mulher, nunca como obrigação.

Haverá exibição de vídeos sobre a temática, seguido de uma mesa redonda formada por pesquisadoras da instituição. Estarão presentes as professoras Márcia da Paixão, coordenadora do Grupo de Estudos Feministas ELAS e representante do Centro de Educação; Milena Freire, da Faculdade de Comunicação Social (Facos) e Laura Fonseca, coordenadora do Núcleo de Gênero, Políticas Públicas e Serviço Social. Ao final, haverá coffee break e distribuição de brindes entre os participantes.

O evento acontece no auditório Multiweb, no prédio nº 67 do campus Camobi, a partir das 18h, com transmissão ao vivo por meio da página do Centro de Educação no Facebook. A entrada é gratuita.

Convidadas

Profa. Dra. Márcia da Paixão: Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), é professora adjunta da UFSM. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gênero e o Grupo de Estudos Feministas ELAS;

Profa. Dra. Milena Freire: Doutora em Comunicação Social pela UFSM, com estágio sanduíche pela Universidade de Lisboa, onde desenvolveu a pesquisa “Dona de casa e da própria vida? Leituras sobre o trabalho feminino na publicidade por mulheres da nova classe trabalhador”. É professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social (Facos/UFSM).

Profa. Dra. Laura Fonseca: Doutora em Serviço Social pela PUC/RN, é professora do Magistério Público Federal e docente do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH/UFSM) do curso de graduação em Serviço Social. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Políticas Públicas e Serviço Social – SS/CCSH/UFSM.