Encontro acontece dia 24 de agosto, no auditório do INPE
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no dia 24 de agosto, o Projeto Pilão — atividade de extensão da UFSM — realizará um encontro no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), próximo ao CTISM. O evento terá início às 13h30.
O objetivo do encontro é tratar de assuntos que circundam a vida cotidiana da mulher negra, como saúde mental e psicologia, arte e poesia, estética afro, musicalidade e valorização das mulheres negras ao longo da história e na atualidade. Entre as palestrantes convidadas estão as professoras Maria Rita Py, Carmen Nassar, Marta Messias, Eila Silva e Daniela Silva.
Durante o evento serão distribuídos os livros: “Moreno Rei dos astros a brilhar, Querida União Familiar”, da autora Franciele Rocha de Oliveira, e “Do quilombo à serra: migração, identidade e alteridade no RS”, do autor Cristiano Sobroza Monteiro. A entrada do evento será qualquer material de higiene pessoal, que será doado para entidades carentes posteriormente.
Técnica-administrativa em educação aposentada, Vânia Paulon participa do Projeto Pilão desde o início, em 2007. Há quase uma década, o projeto de extensão atua junto às comunidades quilombolas das cidades de Restinga Sêca, Palma e Formigueiro, levando não só atividades educativas, como acesso à saúde e aos serviços básicos. “O projeto tem como objetivo fomentar a valorização do negro, que ele comece a se enxergar e realizar como ser”, pontua.
Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail projetopilaopaz@gmail.com ou pela página no Facebook.