Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Doutorando do CE recebe Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação

O Doutorando em Educação do PPGE/CE Lucas Vicentini foi homenageado com o 1º lugar  na categoria de 1º ao 5º ano – professor Lucas Visentini, da EMEF Miguel Beltrame, com o projeto “Literaturando.”

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (29), Sessão Solene de entrega da Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho e do Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação 2019. As duas condecorações, ocorridas no Plenário da Câmara de Vereadores, homenageiam os educadores, pelo dia do professor, celebrado em 15 de outubro.

A Comenda Dr. José Mariano da Rocha Filho é destinada às personalidades ou instituições que se destacam na área da Educação dentro do município de Santa Maria. Na edição desse ano, a homenageada foi a professora Izane Maria Dalla Nora. O vereador Manoel Badke/Maneco fez uma contextualização sobre a entrega da comenda. Izane Maria destaca que compartilhou sua carreira com alunos, professores, entre outros profissionais. “Procurei, no decorrer da minha trajetória, ser responsável e comprometida com a educação”.

Já o Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação é destinado aos educadores cujos projetos em instituições públicas de ensino tenham se destacado neste ano, em nível municipal, estadual ou federal. A vereadora Celita da Silva abordou as diretrizes do prêmio.  Vários professores, em diversas categorias, foram contemplados com a premiação. É o caso de Maribel da Costa Dal Bem que, juntamente com outras profissionais, foi homenageada em mais de uma categoria. “Certamente, é papel da escola educar para as diferentes situações do cotidiano”.

A presidente em exercício do Parlamento Municipal, vereadora Luci Duartes/Tia da Moto agradeceu a presidente da Câmara de Vereadores, Cida Brizola, por ter lhe proporcionado coordenar os trabalhos dessa homenagem a vários profissionais da área da educação. “Receber educadores, hoje, aqui, é o coroamento de qualquer parlamentar que defende a educação”.

Premiados da noite

– 1º lugar na categoria de 1º ao 5º ano – professor Lucas Visentini, da EMEF Miguel Beltrame, com o projeto “Literaturando”;

– 1º lugar na categoria Ensino Médio – professoras Maribel da Costa Dal Bem, Janette Ribeiro Paz dos Santos e Vânia Quinhones, da Escola Estadual Cilon Rosa, com o projeto “O contato com a Língua Brasileira de Sinais: práticas assertivas para a promoção da aprendizagem, da inclusão social e da empatia”;

– 2º lugar na Categoria Ensino Médio – professoras Maribel da Costa Dal Bem e Sandra Seidel, da EEEM Cilon Rosa, com o projeto “Compartilhando saberes nas áreas de Matemática e das Linguagens”;

– 1º lugar na categoria Educação de Jovens e Adultos – professoras Maribel da Costa Dal Bem, e Clarissa Corrêa Fortes, do Núcleo Estadual de EJA e de Cultura Popular Julieta Balestro, com o projeto “Produção de livro bilíngue na escola prisional”.