Prorrogado, até segunda-feira (dia 08 de junho de 2020), o prazo para resposta do questionário sobre adoção do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). O número de respostas foi muito positivo, todavia a UFSM quer atingir a quase totalidade de disciplinas/turmas com questionários respondidos.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) disponibilizou aos docentes da instituição um questionário sobre adoção e uso do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). O questionário busca a realização de um diagnóstico sobre a participação e aproveitamento dos docentes e alunos nas mais de duas mil disciplinas ofertadas neste semestre. Este diagnóstico auxiliará na organização da retomada das aulas presenciais e na organização de capacitações.
O Regime de Exercícios Domiciliares Especiais foi adotado com o objetivo de manter a conexão e a comunicação entre docentes e discentes durante a suspensão das atividades presenciais e é orientado pelas Instruções Normativas 02/2020 e 03/2020 da PROGRAD, bem como normativas da PROGEP. Conforme as normativas, haverá um período de recuperação, que poderá ser aberto para revisão de conteúdos e atividades já trabalhadas, de forma a contemplar todos os discentes, independente de sua participação pelo REDE.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Martha Adaime, o uso do REDE tem sido positivo: “Esta experiência mostrou a muitos que é possível trabalhar remotamente com qualidade. Entendo que após pandemia, certamente seremos diferentes e muitos usarão o trabalho remoto no apoio ao ensino presencial”, afirma a pró-reitora.
O questionário está disponível aos docentes até segunda-feira (08/06), no Portal de Questionários da UFSM.
Reportagem: Ana Laura Iwai, bolsista de Jornalismo da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira
Fonte: UFSM