Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Setembro azul: o mês da visibilidade da comunidade surda

Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul, o mês é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos. A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, já que vem da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. São várias as datas voltadas às histórias de resistência da comunidade surda ao longo de setembro. Confira:

6/09 e 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos.
23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais.
26/09: Dia Nacional do Surdo. Data de fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola para surdos do Brasil.
30/09: celebra o Dia do Tradutor Interprete

Descrição da imagem: Fundo branco, pintura azul que serve de fundo para a escrita "Setembro azul", ao lado da palavra "azul" o símbolo da Libras, abaixo a frase "Valorização dos surdos e da Língua Brasileira de Sinais", todas as palavras estão na cor branca.