Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

UFSM é destaque nacional e mundial em termos de qualidade da educação e erradicação da fome.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é destaque no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU) a serem aprimorados como metas até o ano de 2030. A avaliação foi publicada pela revista britânica Times Higher Education (THE), na quarta-feira. A melhor colocação da instituição foi no objetivo de “fome zero e agricultura sustentável”, garantindo o 5º lugar entre as universidades brasileiras. Na esfera de parcerias para o desenvolvimento, a UFSM alavancou a pontuação em relação ao ano passado, de 28,7 para 65,7, chegando à posição número 11. Para a avaliação e disposição no ranking, são levados em consideração as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas para a ampliação dos ODS e, também, a divulgação e administração de parcerias buscadas como meio de implementação dos Objetivos.

Já o ranking constante na lista divulgada, na última segunda-feira, pelo Center for World University Rankings (CWUR), organização dos Emirados Árabes, aponta a UFSM como uma das melhores universidades do mundo. Entre as 2 mil instituições de Ensino Superior analisadas, a UFSM figura na posição 1.045, e é a 25ª entre as universidades brasileiras. O feito coroa justamente uma das bandeiras do atual reitor da UFSM, professor Luciano Schuch: a internacionalização da universidade.

Além da UFSM, no Rio Grande do Sul, outras instituições também fazem parte do ranking, tais como: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na posição número 461; a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 953ª; a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na posição 1.504ª; o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), na posição 1.536ª; e a Universidade Federal de Rio Grande (Furg), em 1.678º lugar.

Fonte: site da UFSM e Diário SM.

Fonte/foto: UMA-UFSM