Uma delegação de professores dos cursos de Educação Especial (diurno e noturno), do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM), encontra-se na cidade de Praia, capital do país de Cabo Verde, África. A viagem é uma ação conjunta com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com o Ministério da Educação de Cabo Verde (África) com o objetivo de promover ações de internacionalização.
A iniciativa, centrada em uma cooperação técnica internacional, tem por objetivo dar seguimento ao Projeto Educação de Todos – Fase III, referente à área da educação inclusiva. O projeto conta com o apoio da Coordenação da ABC, do Ministério das Relações Exteriores e da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica – África, Ásia e Oceania. O propósito da missão consiste em prover as instituições cooperantes, tanto as do lado brasileiro quanto as do lado cabo-verdiano, com informações para elaboração de projeto de cooperação técnica bilateral, na área da educação inclusiva.
A delegação brasileira é composta pelos seguintes professores:
Profª. Drª. Ana Cláudia Oliveira Pavão – coordenadora do projeto;
Prof. Dr. Carlo Schmidt – especialista em autismo, adaptação curricular e plano educativo individual;
Profª. Drª. Fabiane Romano de Souza Bridi – especialista em deficiência intelectual, avaliação pedagógica e docência da escola inclusiva;
Profª. Drª. Melânia de Melo Casarin – especialista em surdez e educação de surdos;
Profª.Drª. Sílvia Maria de Oliveira Pavão – especialista em problemas de aprendizagem, avaliação pedagógica e gestão da escola acessível;
Profª. Drª. Tatiane Negrini – especialista em altas habilidades/superdotação, ensino colaborativo, ensino compartilhado e biodocência.
Fote: Delegação do CE/UFSM em visita à Universidade de Cabo Verde.
Fonte: site da UFSM.