Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parceria com a Alemanha selecionará até 30 projetos de professores doutores vinculados a programas de pós-graduação



Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa CAPES/DAAD – Probral, uma cooperação entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Pelo Edital nº 9/2023, a Fundação vai investir até R$52,9 milhões em 30 projetos conjuntos de instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha. As candidaturas devem ser apresentadas às duas agências até as 17h de 28 de junho de 2023.

Poderá participar o/a candidato/a portador/a do título de doutorado há pelo menos 5 anos e estar vinculado/a a programa de pós-graduação de instituição de ensino superior, com no mínimo conceito 4 perante à Avaliação da CAPES.

Os proponentes do Brasil podem verificar as informações na página do Programa no Portal da CAPES. Lá se encontram os links para inscriçõespreenchimento de formulário on-linetabela com valores das bolsas e espaço para envio de documentos. Interessados em participar pela Alemanha devem ficar atentos às diretrizes do DAAD.

O investimento se dará ao longo de até quatro anos, tempo máximo de duração dos projetos. Serão até 12 bolsas no exterior por proposta, no limite de duas de doutorado-sanduíche e uma de pós-doutorado por ano. Os recursos também financiarão missões de trabalho e compra de materiais de consumo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-6834

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes