Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Professor Lutiere Dalla Valle, do PPGE, ministra atividades no Seminário Especial Metodologías Visuales en la Investigación Educativa

Na última sexta (16) e sábado (17), ocorreu a finalização do Seminário Especial “Metodologías Visuales en la Investigación Educativa”, desenvolvido pelo Prof. Dr. Lutiere Dalla Valle, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa LP4 – Educação e Artes. O Seminário, dirigido aos/as estudantes de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) contou com a participação de cerca de 18 estudantes, incluindo três estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Facultad de Artes da Universidad de la República de Uruguay. Desenvolvido de modo intensivo, o curso foi ministrado em língua espanhola (estimulando a aprendizagem do idioma), tendo uma parte realizada em abril (com aprofundamento teórico-metodológico) e uma segunda parte, nos últimos dias, com viés prático e experimental. De acordo com o professor Lutiere, ao finalizar as atividades, o grupo foi desafiado a produzir uma cartografia visual a partir de representações, desenhos e escrita em uma parede, situada no hall do 3o andar do Prédio 16B, do Centro de Educação, onde os/as estudantes “pudessem dar conta visualmente das vivências e aprendizagens apreendidas ao longo do curso”. Para ele, a proposta “buscou fomentar processos artísticos e criativos como um modo de potencializar percursos investigativos no campo da educação, sobretudo permitindo-lhes refletir e experimentar outros modos de fazer pesquisa em educação: autorais, inventivos e inovadores”. O painel produzido coletivamente pode ser visitado até o dia 21 de julho.

Fonte: prof. Lutiere Dalla Valle