A 8ª edição do Seminário Nacional de Formação Continuada de Professores, ocorrido nos dias 08, 09 e 10 de novembro, contou com a presença de estudantes, docentes, pesquisadores, autoridades, povos originários e quilombolas para tratar sobre a abordagem de múltiplas perspectivas no processo de alfabetização, dentro das peculiaridades da população brasileira, sobretudo nas comunidades em situação de vulnerabilidade social.
O evento teve como objetivo ressaltar o compromisso e a responsabilidade da academia em promover uma educação inclusiva e de garantir o acesso à alfabetização para todos os segmentos da sociedade. A diversidade dos debatedores foi um dos destaques, representada por membros de diversas comunidades e instituições de ensino, inclusive com a presença do Cacique Kaingang Adilson, que fez uma explanação sob o foco da população indígena.
Durante o evento foi lançado o Fórum Municipal de Alfabetização de Santa Maria, com o apoio e presença de representantes do Instutito Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA – representado pelo presidente César Calegari, ex-Ministro de Ciência e Tecnologia); Univerisdade Federal de Santa Maria (UFSM – com o Reitor, professor Luciano Schuch), Centro de Educação da UFSM (CE – representado pelo Vice-diretor, professor José Iran Ribeiro), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – com a participação do Reitor, professor Roberlaine Jorge) e Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM – presença do Prefeito, Sr. Jorge Pozzobon, e Secretária Municipal de Educação, professora Lúcia R. Gama Madruga).
Além disso, foi efetivada a incorporação do Laboratório de Alfabetização do CE junto à Rede de Laboratórios de Alfabetização em Universidades Federais Brasileiras (com a participação de representante da Rede Nacional de Alfabetização), firmada uma parceria nacional para contribuir na erradicação do analfabetismo de jovens e adultos (com a presença da professora Maria do Socorro Nunes Alencar, do Ministério da Educação – MEC) e o pacto interinstitucional para o fortalecimento do programa federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (com professor Lourival José Martins Filho, do Ministério da Educação – MEC).
O 8º Seminário Nacional de Formação Continuada de Professores também fez menção ao aniversário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA), coordenado pelas professoras do CE: Helenise Sangoi Antunes (líder) e Débora Ortiz de Leão (vice-líder), com a apresentação da temática “GEPFICA: 20 anos de trajetórias formativas”, em que culminou com um Jantar Comemorativo, na noite do dia 10 de novembro, junto ao Salão de Atos, da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).
Confira algumas fotos do evento.
Créditos das imagens: GEPFICA/CE/UFSM.