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Projeto desenvolvido no PPGTER é destaque nas etapas da Mostra Científica do RS



Projeto ficou em 1º lugar na etapa regional e ganhou medalha de prata na etapa final.

O Projeto Gama de Saberes, desenvolvido durante a pesquisa de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), da acadêmica Aline Brocardo Wollmann, com a orientação da Profª Karla Marques da Rocha serviu de âncora para a continuidade das ações pedagógicas com a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), em uma Escola do Campo localizada no interior de Restinga Sêca.
A partir das construções deste estudo, que oportunizou o resgate de aspectos históricos e culturais das localidades de abrangência da E.E.E.F. Marcelo Gama, os alunos e a professora da Turma Multisseriada do 4º e 5º Ano identificaram outras lacunas a serem investigadas: algumas potencialidades relacionadas à sustentabilidade e à produção de alimentos orgânicos podem ser mais desenvolvidas na região. Com a denominação “Gama de Sabores: Saberes, Sementes e Sustentabilidade”, embasaram-se no seguinte problema de pesquisa: como cultivar alimentos orgânicos de forma sustentável e contribuir na busca de alternativas para uma alimentação saudável? Começaram a investigar sobre as sementes crioulas e as possibilidades de cultivo de produtos orgânicos. Realizaram entrevistas, oficinas e mini lições (atividades que conectam o tema do projeto com as habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula e nos demais espaços de aprendizagem).

O Projeto “Gama de Sabores: Saberes, Sementes e Sustentabilidade” foi apresentado em Cachoeira do Sul durante a Etapa Regional 2023 da Mostra Científica da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, obtendo o primeiro lugar. Por esta razão, foi o representante dos Anos Iniciais desta CRE na Etapa Final da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais do RS, realizada em Porto Alegre/UNISINOS, onde recebeu medalha de prata.

A aplicação dos conhecimentos ocorreu na estufa de hortaliças da escola, considerada um laboratório de aprendizagens. Na sequência, pesquisaram como a tecnologia pode ajudar neste processo de forma sustentável, montando o protótipo de um sistema de irrigação automático, movido a energia solar, para a utilização da água de uma cisterna. As aprendizagens ocorreram com a colaboração de pessoas de diferentes gerações e formações profissionais. Além disso, os alunos do 4º e 5º Ano compartilharam os saberes construídos a cada etapa com os demais colegas dos Anos Iniciais e, posteriormente, com a comunidade escolar.

A Aprendizagem Baseada em Projetos, ao mesmo tempo em que otimiza o desenvolvimento de atividades pedagógicas, oportuniza aos alunos a inserção no universo da pesquisa científica. A partir do olhar observador para o lugar em que vivem, identificam, investigam, buscam soluções e criam novos problemas de pesquisa. Neste contexto, caracterizou-se ainda como uma forma de aproximar conhecimentos acadêmicos e comunitários, a Universidade e a Escola de Educação Básica/Escola do Campo.

Fonte: PPGTER/CE-UFSM.

 

 

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