No dia 16 de junho de 2025, às 9h, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizará uma aula aberta com o tema “Literatura, Docência e o Processo Criativo”, no Centro de Educação (sala 3272, prédio 16A). A atividade integra o Seminário Temático “Literatura e Formação: A Docência pelo Olhar do Narrador”.
O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e externa, com foco em estudantes, professores, pesquisadores e interessados nas relações entre literatura, educação e subjetividade.
A aula contará com a presença dos escritores Auri Antônio Sudati, Marcos Adede y Castro e Maria Aparecida Azzolin, que compartilharão suas vivências e reflexões sobre o fazer literário. A partir de seus próprios processos criativos, os convidados abordarão como a literatura pode inspirar práticas pedagógicas e oferecer novas formas de compreender a formação docente.
Durante o seminário, também será proposta uma leitura crítica e hermenêutica de obras literárias que tematizam, direta ou simbolicamente, a experiência escolar e a docência, como O apanhador no campo de centeios (J. D. Salinger), O Ateneu (Raul Pompéia), A educação pela pedra (João Cabral de Melo Neto) e Balão Cativo (Pedro Nava). O objetivo é investigar como diferentes narradores literários representam o universo escolar, revelando perspectivas que vão do ressentimento à empatia, e refletir sobre os desafios enfrentados na educação, incluindo a violência nas escolas.
O seminário visa, ainda, contribuir para a formação crítica de professores e fomentar debates sobre o papel da literatura na construção de sentidos para a docência.
Serviço
📚 O quê: Aula aberta “Literatura, Docência e o Processo Criativo”
📅 Quando: 16 de junho de 2025 (segunda-feira), às 9h
📍 Onde: Sala 3272 – Prédio 16A – Centro de Educação – UFSM
👥 Convidados: Auri Antônio Sudati, Marcos Adede y Castro e Maria Aparecida Azzolin
🎟 Aberto ao público
Para mais informações, acompanhe os canais oficiais do Centro de Educação da UFSM.