Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CE/UFSM participa de evento sobre internacionalização e interiorização da pós-graduação em Educação promovido pela UEG



O Comitê de Internacionalização (CODINTER) do Centro de Educação da UFSM divulga e participa do evento de extensão “Os desafios e perspectivas da interiorização e internacionalização da pesquisa e pós-graduação em Educação”, promovido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

A atividade, organizada pelo Programa de Pós‑Graduação em Educação (PPGE/UEG – Inhumas), ocorre entre os dias 6 e 23 de outubro de 2025, com transmissão pelo canal UEG TV no YouTube. O evento reúne pesquisadoras e pesquisadores de diversas instituições brasileiras e internacionais, com o objetivo de discutir os desafios, perspectivas e políticas de avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs) no contexto da interiorização e internacionalização.

Entre os temas abordados estão a avaliação quadrienal da pós-graduação, a coordenação de programas, a extensão universitária, o trabalho docente, a inteligência artificial e as possibilidades de cooperação na América Latina. As atividades contarão com a participação de docentes de referência de universidades como UFG, UFPA, USP, UFRPR, UECE, UFPA, Uniube, Universidade de Buenos Aires, entre outras.

As inscrições são gratuitas e dão direito a certificado de 40 horas (curso de extensão).
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqP_BVEcw6ESt5CxVnGahcFZYyUEsBzSuraBtge2XBWnjLTw/viewform

Grupo do WhatsApp para inscritos: https://chat.whatsapp.com/DQjeKyaJvl1ITPBkIu6RuP

A coordenação do evento está a cargo das professoras Renata Ramos da Silva Carvalho e Keides Batista Vicente (PPGE/UEG – Inhumas), e integra as ações do projeto Forpred/ANPEd, fortalecendo a articulação entre programas de pós-graduação em Educação de diferentes regiões do país.

Sobre o CODINTER no âmbito da UFSM
A Resolução n.º 129/2023, da Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM, aprovou a criação do Comitê de Internacionalização (CoInter), vinculado à Secretaria de Apoio Internacional (SAI), e dos Comitês Descentralizados de Internacionalização (CODINTER), vinculados às Unidades de Ensino da instituição.


O CODINTER atua como órgão consultivo da respectiva Unidade de Ensino, tendo entre suas competências: orientar, acompanhar e avaliar a política e as ações institucionais de internacionalização no âmbito da unidade; coletar as demandas relacionadas à internacionalização; e incentivar a internacionalização dos cursos de graduação e pós-graduação da Unidade.

Neste sentido, o CODINTER/CE-UFSM assume um papel estratégico no planejamento, execução e promoção de ações de internacionalização, articulando iniciativas, programas e parcerias que ampliem a presença internacional e o alcance das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Educação.

Texto e edição: Alessandra Alfaro Bastos – Subdivisão de Comunicação do CE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-11888

Publicações Recentes