Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Educação promove atividades do Mês da Consciência Negra



O Centro de Educação (CE/UFSM) realiza, ao longo de novembro, uma série de atividades em alusão ao Mês da Consciência Negra, com o objetivo de promover reflexões sobre as relações étnico-raciais, a formação histórica das desigualdades sociais e o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e antirracista.

 

A programação teve início com a palestra “O que nos trouxe até aqui? Raça, poder e desigualdade na formação do Brasil”, realizada no dia 11 de novembro, às 19h, na sala 314 do prédio 16B, com a professora doutora Leonice Mourad.
Docente do Departamento de Metodologia do Ensino do CE/UFSM, Leonice atua também como coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), vinculada ao Ministério da Igualdade Racial (MIR). A secretaria tem como responsabilidade articular políticas públicas de enfrentamento ao racismo e à desigualdade racial entre os diferentes estados do país, fortalecendo ações de promoção da igualdade racial em âmbito nacional.

 

Dando continuidade à programação, no dia 18 de novembro, o CE promove a palestra “Educação Antirracista em Perspectiva: o Letramento Racial como Prática Discursiva Transformadora”, com a jornalista Thayane Santos Madruga, Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).
A atividade conta com mediação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFSM (NEABI/UFSM) e ocorre em dois horários: 9h30 e 14h30, no prédio 16B, sala 215.

Ainda no dia 18 de novembro, em comemoração ao Novembro Negro, a Direção do Centro de Educação convida todos os membros da comunidade — docentes, discentes e técnico-administrativos — a participarem de uma foto coletiva com todos os negros e negras do CE.
O registro será realizado em três horários: 11h, 14h30 e 19h, como forma de visibilizar e celebrar a presença e a contribuição da população negra na universidade.

 

Encerrando as ações do mês, no dia 27 de novembro, haverá a exibição do curta-metragem Baile, às 17h30, no prédio 16B, sala 115. O filme catarinense, que chegou a disputar uma vaga no Oscar 2021, aborda temas como identidade, pertencimento e resistência da juventude negra, por meio da arte e da dança.

As atividades são abertas à comunidade acadêmica e externa, reafirmando o compromisso do Centro de Educação com a promoção da igualdade racial, o enfrentamento ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.

Texto e edição: Alessandra Alfaro Bastos – Subdivisão de Comunicação do CE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-11931

Publicações Recentes