Estamos muito felizes em sediar este evento tão importante para a continuidade do pensamento e do legado de Paulo Freire! O Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire acontece desde 1998, quando foi sediado pela primeira vez na Unisinos/RS.
Desde lá, com uma história que marca diferentes sujeitos e gerações, o pensamento do Patrono da Educação Brasileira tem sido fortalecido, difundido e reinventado. São quase 30 anos de história, 26 eventos realizados em diferentes cidades e instituições. Em 2026, iniciaremos uma contagem regressiva. Estaremos rumo aos 30 anos da não presença física de Paulo Freire na terra, o que nos faz refletir sobre as sementes por ele deixadas e que até hoje nos tocam e germinam de gerações em gerações que o lêem e com ele dialogam.
O evento está sendo organizado com um coletivo de discentes e docentes do Centro de Educação (CE), Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Pré Vestibular Alternativa, Coletivo Práxis, Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGECi), Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) além de diversos grupos de pesquisa, todos(as) vinculados(as) à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
As informações completas e atualizadas do evento, podem ser encontradas:
No site: https://evento.nte.ufsm.br/xxviiforumfreire2026/home
No Instagram: https://www.instagram.com/xxviiforumpaulofreire2026/
Separamos três, das principais datas para você marcar em sua agenda:
25/02 a 05/04/2026 (23h59min) para submissão de trabalhos na aba “Submissão” no site do evento;
25/02 a 05/04/2026 (23h59min) para envio de propostas de “Círculos de cultura” no formulário: https://forms.gle/753M4uj9o3A36RLL9
25/02 a 05/04/2026 período de inscrição para lançamento de livros no formulário: https://forms.gle/xW1b3YaNAHQu7EoV9
As inscrições para o evento não serão realizadas neste momento de submissão de trabalhos. Após a divulgação dos trabalhos aprovados, que está prevista para que ocorra a partir do dia 19/04/2026, aí sim, o período de inscrições estará aberto.
Aguardamos a participação de vocês.
Com carinho, Comissão Geral Organizadora.