DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DO ENSINO (MEN/CE/UFSM)
Nota de pesar e homenagem à Dona Evarista
O Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria manifesta, com profundo pesar, o falecimento da colega, servidora aposentada, Evarista da Rosa Fagundes, ocorrido no dia 09 de abril de 2026.
Dona Evarista, como era tratada a época de atuação, integrou, com dedicação exemplar, a rotina administrativa e humana do MEN, sendo presença constante e marcante na vida institucional do Departamento. Muitos docentes recordam ainda hoje, com gratidão, sua atuação nos primeiros concursos para professor efetivo na área de Didática e Prática de Ensino dentre outras do Departamento, quando, com serenidade e organização, conduzia os procedimentos administrativos, sempre acolhendo as/os candidatas/os com um sorriso generoso e uma postura diligente.
Sua presença ia muito além das atribuições formais. Era ela quem, todas as manhãs, preparava o café e o deixava na sala coletiva dos professores, gesto simples, mas profundamente significativo, que expressava cuidado, acolhimento e sentido de comunidade. Também acompanhava, com atenção e responsabilidade, o registro de assinaturas no livro ponto, contribuindo para o funcionamento cotidiano do Departamento.
Em um período em que o Centro de Educação ocupava o terceiro andar do prédio do CCR e as atividades acadêmicas se distribuíam entre diferentes espaços da cidade, Dona Evarista era referência de estabilidade, leveza e humanidade nas relações institucionais.
Sua trajetória deixa como legado o compromisso com o serviço público, a ética no trabalho e, sobretudo, a delicadeza nas relações humanas — marcas que permanecerão vivas na memória de todos que com ela conviveram ao longo da história do Centro de Educação da UFSM.
Neste momento de dor, o MEN solidariza-se com familiares, amigos e colegas, expressando sua mais sincera gratidão pela vida e pelo exemplo de Dona Evarista.
Dona Evarista, siga em paz de volta a Fonte de onde emanamos. Sua presença permanece entre nós, como memória viva de dedicação, cuidado e humanidade.
Santa Maria, 10 de abril de 2026.
Departamento de Metodologia do Ensino
Centro de Educação – UFSM