Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Educação tem projetos e pesquisas em destaque na 40ª JAI e realiza lançamento do XXVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire



A 40ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM teve início nesta segunda-feira (04), reunindo estudantes, docentes e pesquisadores em uma programação que se estende até o dia 07 de novembro, com apresentações, debates e eventos satélites em todos os centros de ensino.

Prof.ª Dr.ª Nara Joyce Wellausen Vieira

O Centro de Educação (CE) participa mais uma vez com projetos que evidenciam a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos na unidade. Entre os destaques está o Programa de Licenciaturas (PROLICEN) 2025, com o projeto de ensino “Ensino Colaborativo e o Modelo de Enriquecimento para toda Escola: Uma Forma Inovadora para a Colaboração entre Educação Comum e Especial nas Altas Habilidades/Superdotação”, coordenado pela professora Nara Joyce Wellausen Vieira, do Departamento de Educação Especial.

A iniciativa propõe um modelo inovador de ensino que integra o modelo de enriquecimento para toda escola e o ensino colaborativo, unindo educação comum e especial nas altas habilidades/superdotação. O trabalho fundamenta-se em autores como Renzulli (2014), Burns (2014) e Freitas e Pérez (2012), e será desenvolvido em duas escolas públicas de Santa Maria ao longo de quatro anos. A proposta busca tornar o ensino mais desafiador e significativo, promovendo novas possibilidades pedagógicas e a atuação conjunta entre professores regentes e da educação especial.

Para saber mais acesse o projeto completo aqui.

Laureados Prêmio Tese UFSM 2024
Dr.ª Daniele dos Anjos Schmitz - Egressa PPGE

Além disso, o CE celebra o reconhecimento conquistado no Prêmio Tese UFSM – Educação, com a pesquisa “Recursos Educacionais Abertos acessíveis e baseados no Desenho Universal para Aprendizagem”, de Daniele dos Anjos Schmitz, egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), sob orientação da professora Sílvia Maria de Oliveira Pavão.

A tese, vinculada à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, contribui para o avanço das práticas pedagógicas inclusivas na educação superior a distância. O estudo combina os princípios da Acessibilidade, dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na criação de planejamentos didáticos acessíveis, favorecendo a autonomia docente e a inclusão de estudantes com diferentes necessidades.

Os resultados comprovam que a integração entre REA, DUA e Acessibilidade potencializa o processo de ensino e aprendizagem, amplia oportunidades e reduz barreiras educacionais, fortalecendo o compromisso da UFSM com uma educação pública, acessível e de qualidade.

Conheça a tese aqui.

Encerrando a programação da JAI no Centro de Educação, ocorre o evento satélite de lançamento do XXVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, no dia 07 de novembro, das 9h30 às 12h, na sala 115 do prédio 16B. O encontro contará com a apresentação do lema e leitura da carta do evento, além de um Círculo Dialógico de acolhida e diálogo entre os(as) participantes, convidando à reflexão e ao engajamento na próxima edição do Fórum.

Texto e edição: Alessandra Alfaro Bastos, Subdivisão de Comunicação do CE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-11913

Publicações Recentes