O Departamento de Administração Escolar é uma sub-unidade do Centro de Educação na estrutura da UFSM. A administração das atividades do Departamento é exercida pelo Colegiado Departamental e pela Chefia do Departamento.
O Departamento para efeito de organização administrativa, didático-científica e de distribuição de pessoal, compreenderá disciplinas afins das áreas de Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica; e de Processos Investigativos em Educação, voltadas para atender o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.
O Colegiado Departamental é um órgão de deliberação coletivo, composto por todos os seus Docentes, um TAE e um representante discente, cabendo-lhe a apreciação de assuntos de natureza didática, científica e administrativas, com suas atribuições previstas no Regimento Interno do CE.
O quadro de pessoal do Departamento, atualmente é constituído por vinte Professores, destes 17 tem doutorado e 3 Mestrado e um Técnico Administrativo.
Departamento de Administração Escolar
Chefe de departamento
Prof. Cláudio Emelson Dutra
Chefe de departamento substituto
Prof. Paulo de Tarso Andrade Aukar
Secretário
Denisardi Dalsasso de Barros
Sala: 3150
Telefone: (55) 3220 8411
E-mail: adece@gmail.com