Pesquisadores
Eliana da Costa Pereira de Menezes :
Possui graduação em Educação Especial (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Doutorado em Educação pela UNISINOS (2011), linha de pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação Especial/EDE da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; Coordenadora Substituta do Curso de Educação Especial Diurno e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Participa como pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa DEC – Diferença, Educação e Cultura/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas de inclusão escolar, educação especial, in/exclusão
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estágio no exterior (bolsa sanduíche) na Universidade de Hamburg-Alemanha. Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador do grupo CNPq DEC- Diferença, Educação e Cultura
Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de pesquisa: Educação Especial. Vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos-GIPES e líder do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase na Educação de Surdos e Educação Especial, nos seguintes temas: currículo, políticas de inclusão/exclusão, filosofia da diferença
Graduada e Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestra e Doutora em Educação pela mesma Universidade. Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Pedagogia da Diferença, Ensino de Língua Brasileira de Sinais, Educação Bilíngue para surdos. Membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq), Diferença, Educação e Cultura (DEC/CNPq).
Licenciada em Pedagogia – Licenciatura Plena: Habilitação em Audiocomunicação, pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), Especialização em Educação Psicomotora pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Especialização em Informática e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2015). Professora na Universidade Federal de Santa Maria. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação de Surdos, Inclusão Escolar, Educação Bilíngue para Surdos, Formação de Professores para Surdos.
Estudantes, participantes de grupo(s) de pesquisa na instituição, orientado(s) pelo(a) pesquisador(a)
Possui Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/(2004) com Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/(2005) e Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/(2011). Atualmente é professora assistente do Departamento de Educação Especial/EDE da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e Coordenadora de projeto na área de Mídia e Língua Brasileira de Sinais. Participa do Grupo de Pesquisa GIPES – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos/UFSM/UFRGS/UFPel/UNISINOS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de surdos e processos tradutórios, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tradução-interpretação de Libras, cultura surda e processos de subjetivação. É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa em Educação Especial.
Licenciada em Educação Especial – Hab. Deficientes da Audiocomunicação – pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Especialização em Educação de Surdos/UFSM (2005), Mestrado em Educação/UFSM (2008) – Linha de Educação Especial e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa em Educação Especial. Tem experiência no Ensino Superior e na área de Educação Especial. Foi professora do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), com ênfase na disciplina de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2010-2014). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Educação Especial.
Graduação em Educação Especial – Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2008). Especialização em Gestão Educacional – UFSM (2010). Mestrado em Educação – PPGE/UFSM (2016) Atua como Professora de Educação Especial, realizando o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos na Rede Municipal de Ensino em Santa Maria, RS. Realiza assessoramento em Educação Especial pelo Programa de Atendimento Especializado Municipal – PRAEM. Professora Externa no Curso de Graduação em Educação Especial – Licenciatura plena à distância, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/UAB). Experiência como professora Substituta do Departamento de Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria (CE/EDE/UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa DEC – Diferença, Educação e Cultura – CE/EDE/UFSM. Área de atuação e pesquisa: Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento educacional especializado, políticas de inclusão escolar, in/exclusão, formação de professores.
Josué Feltrin (Bolsista de Iniciação Científica FIPE)
Estudante do Curso de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria-RS. Pesquisador no grupo Diferença, Educação e Cultura/DEC que desenvolve pesquisas no campo da educação e suas articulações com as questões contemporâneas sobre a centralidade da cultura e da diferença.
Júlia Jost Beras (Bolsista de Iniciação Científica FIPE)
Estudante do curso de Pós-Graduação em Educação e do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação completa no curso de Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como bolsista no projeto Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilíngue da UFSM
Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação na Linha de Pesquisa de Educação Especial, também pela Universidade Federal de Santa Maria. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Educação de Surdos (GIPES) e do Grupo de pesquisa Diferença, Educação e Cultura (DEC) certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil CNPQ. Atualmente atua profissionalmente como professora concursada de Educação Especial do Estado do Rio Grande do Sul, atuando 20 horas semanais no colégio Estadual Manoel Ribas também. Também é professora substituta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria- EDE/UFSM ministrando a disciplina de LIBRAS em diferentes cursos de licenciatura. Ainda, atua como Tutora à Distância do Curso de Educação Especial pelo Polo de Agudo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos e problematizações das políticas de inclusão.
Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente possui vínculo com o Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Maria, como aluna do curso de Mestrado em Educação.
Possui graduação em Curso de Educação Especial (2006) e Mestrado em Educação (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Doutoranda em Educação no PPGE/UFSM. É professora efetiva na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: escola e comunidade surda, língua de sinais, processos de tradução/interpretação, normalidade/anormalidade e cultura.
Professora do ensino fundamental (1ª ao 5ª ano). Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e anos inicias. Bolsista FIPE Júnior em 2014. Bolsista FIPE em 2015. Bolsista UAB/PROPLAN em 2016. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância) da Universidade Federal de Santa Maria
Licenciada no Curso de Graduação em Educação Especial (2004), Especialista em Gestão Educacional (2007) e Mestre em Educação (2009) pela Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação – UFSM/CE. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – PPGE/UFSM. Atualmente atua no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, desempenhando o cargo de Docente de Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IF Farroupilha, Campus Jaguari/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, desenvolvendo estudos e pesquisas, especialmente, nas temáticas: Educação, Educação Especial, Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão.
Licenciada em Pedagogia (2007) e em Educação Especial (2008), Especialista em Educação Ambiental (2009), Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2010), Especialista em Gestão Educacional (2011), Mestre em Educação (2012), e Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como servidora pública federal, investida no cargo de Pedagoga, sendo que desempenha suas atividades no Centro de Tecnologia, e exerce docência no Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância)/UFSM. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura (DEC/CNPq). Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Pedagogia, atuando nos seguintes temas: políticas de in/exclusão, atendimento educacional especializado, docência, governamentalidade e subjetivação