a) Desenvolvimento profissional: esta linha visa investigar o desenvolvimento profissional do professor ao longo da vida e nos diferentes níveis de ensino. Está voltada para temas, tais como: formação inicial, continuada e em serviço, enfatizando a idéia de formação e aprendizagem permanentes; sentimentos como dinamizadores das atividades docentes, stress ocupacional e mal-estar/bem-estar docente, privilegiando a subjetividade do professor; ciclos de vida profissional docente, entendendo a carreira pedagógica como um processo constituído na interação das trajetórias pessoal e profissional dos docentes e nos contextos institucionais e socioculturais onde estes sujeitos atuam; aprendizagem docente como mecanismo constitutivo da formação docente e do desenvolvimento profissional docente, tendo por alicerce o conhecimento pedagógico compartilhado, através de redes de mediações e interações docentes, de caráter interpessoal e que, em seu conjunto, propiciam a construção da professoralidade docente;
SUB-TEMAS: ciclos de vida profissional docente; trajetórias formativas; trajetórias pessoais, profissionais e institucionais, formação inicial e continuada, sentimentos dinamizadores da profissão; stress ocupacional; mal-estar/bem-estar docente; redes de mediação e interação; aprendizagem docente.
b) Redes de Conhecimento: esta linha busca investigar a integração profissional do professor nos diferentes níveis de ensino, em especial no nível superior, tendo por parâmetros a construção de conhecimentos e competências profissionais em redes de conhecimento, sejam virtuais ou presenciais; o compartilhamento de conhecimentos específicos, pedagógicos e profissionais como conseqüência das redes e os mecanismos de aprendizagem docente inerente à constituição destas.
SUB-TEMAS: conhecimento pedagógico compartilhado; redes de formação docente, virtuais e presenciais; constituição de redes de pesquisadores.