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Projeto Ensino/Pesquisa/Extensão

Projetos Ensino/Pesquisa/Extensão
Projetos desenvolvidos no NDI desde 2008:

Coordenadora: Profª Graziela Escandiel de Lima

Resumo do Projeto:

Este projeto tevem como propósito a reorganização do espaço físico e institucional do NDI, visando qualificar positivamente os trabalhos desenvolvidos no Centro de Educação e especificamente no curso de Pedagogia. Dentre os objetivos, buscou-se a implementação no NDI de um espaço interdisciplinar de discussão e estudos sobre práticas educativas de professores ligados à infância, nesse sentido, o ponto forte do trabalho neste período, foi a organização e sistematização de oficinas e cursos de formação continuada para professores das redes de ensino em seus espaços de atuação profissional para que se demonstrasse parcerias com escolas e Centros de Educação Infantil das diferentes redes de ensino da região.

Coordenadora: Profª Drª viviane Ache Cancian

O Programa teve como propósito a articulação de diferentes instituições, cursos, redes de ensino, com o objetivo de criar um espaço de mediação teórica e prática que possa pensar: o processo formativo dos acadêmicos, o momento de intervenção dos alunos na realidade escolar através dos estágios, as implicações deste processo na prática e a formação continuada destes egressos, assim como produzir reflexões destes processos na prática através da atuação docente.

O programa realizou um trabalho compartilhado e proporcionaou condições para que os diferentes projetos interligados se efetivassem nos seus objetivos reconhecendo os diferentes sujeitos deste processo e criando condições para que estes se comprometessem com a qualificação das ações pedagógicas no cotidiano das instituições escolares.

Coordenadora: Viviane Ache Cancian

Este Projeto entrou em vigor desde julho de 2007, e tem buscado garantir a especificidade da infância para o Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, já que este tem por finalidade desenvolver a formação de crianças de 1 a 6 anos, atendendo os princípios de cuidado e educação para os filhos de servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes carentes da Universidade.O Projeto se responsabiliza pela parte pedagógica, administrativa e financeira do NEIIA.Os objetivos propostos e as açoes, buscam responder a exigência de uma proposta de trabalho que traz no seu âmago a especificidade da infância e a qualidade do atendimento às crianças que frequentam o NEIIA.Destaca-se a importância do NEIIA, estar vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil-NDI, ao Centro de Educação/UFSM. A equipe de professores do NDI tem juntamente com todos os sujeitos envolvidos no projeto produzido conhecimentos a partir das demandas, contribuindo assim para o crescimento do NEIIA e para um repensar das práticas formativas na Universidade, pois tem apontado para os problemas presentes no decorrer do curso, as fragilidades teórico-conceituais e metodológicas.

Coordenação: Profª Helenise Sangói Antunes

Este Projeto foi desenvolvido desde o ano de 2002 até 2008 e teve como propósitos o exercício de formação inicial e continuada das acadêmicas dos cursos de Pedagogia e Educação especial da UFSM, a inserção da pesquisa científica de professoras da rede Municipal de Santa maria e para o desenvolvimento de dificuldades dos alunos envolvidos.

Para os atendimentos foram utilizados jogos lúdico-pedagógicos disponíveis no acervo do GEPFICA- Grupo de estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada e Alfabetização, obtido através do financiamento do FNDE/MEC. A partir do Laboratório de Alfabetização: repensando a formação de professores, concorremos no ano de 2008 e 2009 ao edital” Escola que protege”, com o qual ganhamos financiamento para realizar o I Curso de Formação de profissionais da educação: “A Escola que protege”oportunizando a formação continuada de 1000 profissionais da educação, infância e/ou juventude.Este curso teve como objetivos  possibilitar o acesso desses profissionais a informações que o auxiliem a reconhecerem crianças vítimas de violência.

Coordenadora: Profª Cleonice Maria Tomazzetti

Este Projeto de Pesquisa, aconteceu no ano de 2008 e teve como propósitos a produção de estudo da qualidade do atendimento nas instituições educacionais infantis mantidas pelo poder público local, visando a caracterização dos serviços nesses equipamentos no que se refere às questões de currículo; de oferta de vagas e matrículas reais; relação número de adulto X criança; localização e infra-estrutura.

Projetos desenvolvidos pelo NDI a partir de 2009:

Fórum Regional de Educação Infantil da Região Central do Estado que tem por objtivos possibilitar encontros regulares para discussão, monitoramento e proposição de políticas públicas de educação Infantil no contexto nacional, infância e da Educação Infantil.    O FREICENTRAL acontece desde 2009, sendo que foi coordenado por diferentes Professoras colaboradoras do NDI e os Encontro acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês. estadual e local, bem como oportunizar formação para professores, gestores e profissionais da educação Infantil da região Central do estado, além de estudo e debate a partir de textos da átrea da educação infantil.

Destacam-se a validade destes encontros mensais, na forma de projeto de Extensão, pois contribuem e auxiliam a compor os processos de formação continuada de professores já atuantes nas redes de ensino, somando-se ao ciclo de debates regionais e nacionais realizados pelos pesquisadores e pessoas atuantes nos Movimentos sociais(MIEIB, FGEI) que se ocupam em discutir, pesquisar e produzir conhecimentos acerca da infância.

Coordenadoras:

2009: Profª Sueli Salva;

2010: Profª Maria Lucia Rodrigues Alves;

2011: Profª Viviane Ache Cancian;

2012, 2013 e 2014: Profª Graziela Escandiel de Lima;

2015: Profª Débora Mello e Profª Sueli Salva;

2016: Profª Sueli Salva.

Coordenação: Profª Sueli Salva

Objetivos: Possibilitar reflexões acerca dos temas da infância e da juventude, suas implicações no processo social e histórico e educacional, a partir de diferentes abordagens do campo educacional e da sociologia da educação, oportunizando também um pensar crítico sobre as questões de gênero na educação.

  • Projeto de extensão: Infâncias,Juventude e Gênero:Processos socioculturais e desafios educacionais. Profª Sueli Salva
  • Projeto de Pesquisa-Infância, Juventude e Formação educacional: Um estudo sobre a vida cotidiana dos estudantes “Pais” e das crianças, seus filhos e filhas que vivem nas CEU’s da UFSM.Profª Sueli Salva
  • Grupo de Estudos – Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância – Profª Drª Cleonice Maria Tomazzetti
Ações do NDI 2012-2016:

O Projeto de Assessoramento e Acompanhamento Pedagógico às Redes e Sistemas de Ensino na Implementação do Proinfância na região central, noroeste e norte do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenado pela profª Drª Viviane Ache Cancian e pela profª Drª Debora Teixeira de Mello, com abrangência em 150 munícipios. Trata-se de um projeto de descentralização de recurso em três Universidades do país, UFBA, UFRGS e UFSM em conjunto com o MEC/SEB/COEDI.
As coordenações geral e adjunta contam com o apoio administrativo de Jussandra de Cesaro e Vânia Almeida e com a seguintes participantes:

  • Supervisor de Santa Maria: profª Drª Simone Freitas da Silva Gallina,
  • Formadores: Profª Drª Sueli Silva, Profª Drª Liliane Prestes Madruga e profª Drª Aruna Noal Correa,
  • Assistentes de pesquisa: Daliana Löffler e Juliana Goelzer,
  • Supervisor de Ijuí: profª Drª Noeli Valentina Weschenfelder – UNIJUÍ
  • Formadores: Denise Mota Marchand e Elisangela Pires,
  • Assistentes de pesquisa: Vladinei Roberto Weschenfelder e Eulalia Berchorner Morin,
  • Supervisão de Passo Fundo: Ms. Sussi Abel Menine Guedes – UPF
  • Formadores: Bianca Bertuol e Marina Schnorr Grando,
  • Assistente de pesquisa: Queila Janara Portes Dias

O objetivo do projeto foi assessorar e acompanhar pedagogicamente as redes e sistemas de ensino na implementação do Proinfância, visando qualificar a educação infantil nestes municípios, para alcançar a excelência em qualidade no atendimento à criança de zero a seis anos de idade e contribuir com o fortalecimento das políticas públicas municipais de Educação Infantil, subsidiando as redes municipais de educação para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (Resolução CEB/CNE 05/2009) no cotidiano destes novos espaços educativos para crianças pequenas. O projeto teve início em 2012 e tem previsão para a sua conclusão para outubro de 2015. As ações desenvolvidas foram em parceria entre as Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, a Universidade de Ijuí – UNIJUÍ e a Universidade de Passo Fundo – UPF e as Unidades do Proinfância de 150 municípios do RS.
A ação requer pesquisa, coleta de dados, observação, o diagnóstico da situação das escolas de educação infantil do Proinfância, nas redes e sistemas municipais de ensino, a implementação das políticas públicas nestas instituições de educação infantil, os ciclos formativos nos três polos e nos municípios referencias dos três polos, reunião gestores com Tribunal de Contas, Ministério Público, e 8 municípios de cada polo, totalizando 24 municípios, recebem visitas técnicas nas unidades Proinfância, devolutivas das visitas, e formação em contexto com todos os segmentos das Unidades realizadas por professores doutores da UFSM, UPF, UNIJUí. O projeto pretende contemplar todas as regiões do estado, distribuindo o conhecimento e resultado das observações apuradas.
O projeto tem como destaque a trajetória de um grupo de professores de três Universidades (UFSM, UPF e UNIJUI) que juntos assumiram o desafio de dialogar com os municípios, escutar as práticas existentes e de chegar até as realidades, realizando formação em contexto com todos os segmentos com os professores doutores. Este processo de formação em contexto, permite uma desconstrução e uma reconstrução de novas práticas.
O Proinfância promoveu dois grandes seminários, o primeiro em 2014 e outro em Maio de 2015, o II Seminário Regional Proinfância, ocorrido no Hotel Itaimbé em Santa Maria, sendo que no segundo evento, contou com a participação da Coordenadora Geral da Educação Infantil MEC/SEB/COEDI, Rita Coelho e de professores pesquisadores da área da Educação Infantil, das regiões centro, norte e noroeste.
Segundo a professora Viviane, a parceria entre as três universidades UFSM, UPF, UNIJUI, proporcionou conhecimentos construídos em conjunto, por meio da colaboração e do amparo proporcionado pela FATEC, sobretudo, do auxílio prestado e do respaldo que a instituição proporciona, do intercâmbio de ideias, e da construção de saberes que possibilita que transformemos sonhos em realidade, salienta a professora.

 

O Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil é um projeto do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI /CE em conjunto com a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, coordenado pela professora Drª Débora Teixeira de Mello, pela professora Drª Viviane Ache Cancian e pela professora Eulália Beschorner Marin. Esse curso tem duas turmas de funcionamento, uma em Santa Maria e outra em Ijuí, (parceria com a UNIJUÍ). O Curso encontra-se na segunda edição e é financiado pelo Ministério de Educação/MEC/SEB/COEDI.

É um projeto da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo em conjunto com o Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/CE, coordenado pela profª Drª Viviane Ache Cancian, pela profª Drª.Débora Teixeira de Mello e pela professora Leila Karlinski. O Curso teve três turmas funcionando em 2015, uma em Santa Maria, outra em Santa Cruz do Sul e outra em Ijuí. Este é um curso financiado pelo Ministério de Educação – MEC/SEB/COEDI.

O Fórum de Educação Infantil da Região Central – FREICENTRAL – é um projeto de extensão e tem como objetivo propiciar oportunidades de discussão, socialização e produção de conhecimentos acerca das Políticas Públicas e legislação para a educação na Infância. Pretende acompanhar os debates regionais e nacionais realizados por pesquisadores e pessoas atuantes nos Movimentos Sociais que se ocupam em discutir, pesquisar e produzir conhecimentos acerca da infância e da Educação Infantil. A sistemática de trabalho acontece através de encontros mensais de discussões, debates, socialização de experiências, tendo como suporte o estudo de textos acerca de temáticas que serão elencadas junto aos participantes do Ciclo de estudos de 2016 e junto ao Colegiado. Os Mediadores que trabalharão as temáticas estipuladas serão Professores da UFSM, convidados de outras instituições e integrantes da Equipe de Trabalho do Projeto. Os encontros serão mensais, sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês, cada um com 5h de duração. Com esse Projeto espera-se que os participantes realizem, junto aos professores(as), gestores e demais profissionais da educação das escolas públicas dos seus municípios, reflexões relativas à temática das Políticas Publicas, legislação e práticas para a Educação Infantil.Considerando a demanda dos participantes do fórum em 2009 a 2015, para o ano de 2016 o FREICENTRAL se debruçará sobre o tema: “Políticas Públicas de Atendimento (PNE 2014-2024, Base Nacional Curricular da Educação Infantil), Legislação, Financiamento, Regimento, Projeto Político Pedagógico, Formação de Professores e acompanhamento da Implementação do Proinfância”

O Projeto de Extensão é oferecido aos Acadêmicos de Pedagogia e Ed. Especial – 2013 – 40 vagas; 2014 – 30 vagas e Projeto na Escola – EMEI NOSSO LAR –Qualificação aos Docentes e Atividades Lúdicas aos alunos das turmas de Maternal e Pré-escola, 2015- 40 vagas, e em 2016 está acontecendo aos alunos de 3 Escolas de Educação Infantil do município de Santa Maria- EMEI Nosso lar, EMEI Vila jardim, e Unidade de EI Ipê Amarelo.

A ação de Extensão: Oficinas do Brincar-Vivências Lúdicas e construção de jogos na Brinquedoteca do NDI tem por finalidade resgatar experiências do NDI – Núcleo de desenvolvimento infantil como ambiente formador e implementar oficinas de Vivências Lúdicas e de construção de brinquedos e jogos aos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial, assim como aos professores da rede pública de Ensino.

Os objetivos deste projeto são: propiciar oportunidades de aprofundamento de conhecimento sobre a temática; reconhecer e valorizar a consciência lúdica na prática educativa cotidiana, bem como ampliar o acervo e repertório de jogos e brincadeiras na brinquedoteca do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI. O curso de Extensão tem encontros mensais e acontece desde 2012, e possibilita aos participantes vivências, atividades teórico e práticas sobre o brincar na Educação Infantil, construção de jogos, socializando assim os conhecimentos adquiridos.

  • Teatro para Bebês- Ações do Projeto Oficinas do Brincar em parceria com a UEI Ipê Amarelo e alunos da Musica/CE;
  • Brinquedoteca:
    • Empréstimo de Jogos e brinquedos às acadêmicas da Pedagogia e Ed. especial;
    • Atendimento a escolas sob agendamento;
  • Atividades de Orientação de Estágio – empréstimo de material – Livros da área de Educação aos acadêmicos de Pedagogia.
  • Secretaria Administrativa:É responsável pelas Atividades administrativas como: controle dos bens patrimoniais, emissão de Memorandos, Ofícios, catalogação de Livros e Jogos, suporte na organização dos eventos relativos aos Projetos do NDI.
  • Ações extensionistas –Municípios atendidos:
    • Pelo Freicentral- 34 municípios da Região Central do Estado
    • Pelo Projeto Próinfância- 150 municípios das regiões Norte, Noroeste e Centro do estado do RS

 

Projetos e eventos:

Projeto:

Projeto PROINFÂNCIA-Projeto de Assessoramento e Acompanhamento Pedagógico às Redes e Sistemas de Ensino na Implementação do Proinfância na região central, noroeste e norte do Estado do Rio Grande do Sul – desenvolvido nos anos de 2012 à 2015, Coordenado pela profª Viviane Ache Cancian e Débora Teixeira de Mello com abrangência em 150 munícipios. Trata-se de um projeto de descentralização de recurso em três Universidades do país, UFBA, UFRGS e UFSM em conjunto com o MEC/SEB/COEDI.
O objetivo do projeto é assessorar e acompanhar pedagogicamente as redes e sistemas de ensino na implementação do Proinfância, visando qualificar a educação infantil nestes municípios, para alcançar a excelência em qualidade no atendimento à criança de zero a seis anos de idade e contribuir com o fortalecimento das políticas públicas municipais de Educação Infantil, subsidiando as redes municipais de educação para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (Resolução CEB/CNE 05/2009) no cotidiano destes novos espaços educativos para crianças pequenas. O projeto teve início em 2012 e tem previsão para a sua conclusão para outubro de 2015. As ações desenvolvidas foram em parceria entre as Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, a Universidade de Ijuí – UNIJUÍ e a Universidade de Passo Fundo – UPF e as Unidades do Proinfância de 150 municípios do RS.

Eventos:

  • Seminário Regional Proinfância – Ciclo Formativo E Auto Formativo Dos Coletivos
  • II Seminário Do Curso De Especialização Em Docência Na Educação Infantil
  • II Seminário Regional Proinfância,- ocorrido no Hotel Itaimbé em Santa Maria, Maio de 2015, o evento contou com a participação da Coordenadora Geral da Educação Infantil MEC/SEB/COEDI Rita Coelho e de professores pesquisadores da área da Educação Infantil, das regiões centro, norte e noroeste.
  • Projeto do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil – é um projeto do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI /CE em conjunto com a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, coordenado pela professora Drª Débora Teixeira de Mello, pela professora Drª Viviane Ache Cancian e pela professora Eulália Beschorner Marin. Esse curso tem duas turmas de funcionamento, uma em Santa Maria e outra em Ijuí, (parceria com a UNIJUÍ). O Curso encontra-se na segunda edição e é financiado pelo Ministério de Educação/MEC/SEB/COEDI.
  • Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil – é um projeto da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo em conjunto com o Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/CE, coordenado pela profª Drª Viviane Ache Cancian,pela profª Drª.Débora Teixeira de Mello e pela professora Leila Karlinski. O Curso tem três turmas funcionando, uma em Santa Maria, outra em Santa Cruz do Sul e outra em Ijuí. Este é um curso financiado pelo Ministério de Educação – MEC/SEB/COEDI

É um Projeto de Extensão do NDI, atualmente coordenado pelas Profª Sueli Salva e Profª Débora Teixeira de Mello, que tem como objetivos propiciar oportunidades de discussão, socialização e produção de conhecimentos acerca das Políticas Públicas e práticas de formação de Professores na Educação infantil.Para o ano de 2016 terá como tema: “Políticas Públicas para a Educação InfantiI”. A sistemática de trabalho ocorre através de Encontros mensais de discussão, debates e socialização de experiências aos Professores da rede pública dos 34 municípios da Região Central do Estado.

 

Vivências lúdicas e Construção de Jogos na brinquedoteca do NDI,é um projeto de extensão,Coordenado pela TAE Ms.Vânia Almeida da Silva que tem por finalidade resgatar experiências do NDI como ambiente formador e implementar oficinas de vivências lúdicas e construção de jogos aos acadêmicos dos Cursos de Pedagogia e Ed. Especial, como também aos professores e alunos da rede pública municipal de ensino.

 

Coordenadora Geral: Profª Drª Taciana Camera Segat

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Graziela Escandiel de Lima

Este projeto de extensão “Curso de Aperfeiçoamento Infâncias: saberes e ação pedagógica na Educação Infantil” tem por objetivo contribuir na formação de docentes e de gestores que atuam com crianças de 0 a 5 anos, fortalecendo e qualificando a ação pedagógica e o campo investigativo na Educação Infantil. O desenvolvimento deste trabalho é proposto pelo grupo de professores que compõem o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Infância – NEPEI. O Núcleo, a partir de sua atuação na formação inicial e inserção na comunidade escolar, identifica a necessidade de Formação continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Diante dessa demanda institui como compromisso promover a formação continuada com a finalidade de qualificar as ações pedagógicas na Educação Infantil.

Período de Execução: Maio a Dezembro de 2018.

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